sábado, 16 de maio de 2020

Cine Lançamento (No Netflix)



Secreto e proibido

Um casal de mulheres esconde o relacionamento da família por décadas. Elas são a jogadora de baseball Terry Donahue e a companheira Pat Henschel, que viveram juntas por sete décadas superando uma longa trajetória de medo e preconceito nos Estados Unidos.

Os documentários produzidos pelo Netflix contêm as melhores narrativas do streaming atual, com histórias de vida fortes, que abrem um campo enorme para reflexões, cuidadosamente escritos, dirigidos e editados. “Secreto e proibido” é um desses seletos projetos cinematográficos do Netflix, que estreou em todo o mundo na plataforma no dia 29 de abril, com ótimo elogio do público e da crítica (mas muita gente ainda desconhece). Posso dizer que é uma pérola magnífica (a ser desvendada, assim espero).
Sensível, tem uma temática LGBT super diferente, pois trata de duas personagens idosas. Narra o amor vivido sob sombras de duas mulheres americanas, iniciado no final dos anos 40 e que durou mais de setenta anos. De um lado estava a jogadora de baseball Terry Donahue, do outro, a companheira Pat Henschel, que tiveram de esconder o relacionamento da família quase que a vida inteira. Afirmando serem amigas próximas, mudaram-se de casa para morar juntas na juventude – e recorreram à mentira para se prevenir de preconceitos (estamos falando dos Estados Unidos, um país extremamente intolerante, e das décadas de 50 e 60, anterior aos movimentos de direitos humanos, civis, de defesa dos gays etc). O tempo passou, hoje cada uma com seus mais de oitenta anos enfrentam problemas diversos de saúde (Terry desenvolveu Parkinson, faleceu em 2019, poucas semanas antes do término das filmagens, enquanto Pat, agora sozinha, tem sérias debilitações de locomoção). Quanto à família de ambas, você vai descobrir a reação delas quando o casal contou a verdade (não vou dar spoiler).


O filme é incrível na forma de narrar essa jornada de descobertas, revelações, sobre “sair do armário” mesmo com a idade pesando nas costas das personagens. Emociona bastante, portanto, carregue consigo um lencinho!
Tem a assinatura do produtor Ryan Murphy (ganhador de seis Emmys), que criou séries aclamadíssimas, premiadas, que caíram no gosto do público, algumas com forte apelo gay, como “American Horror Story”, “Glee”, “Pose”, “Feud” e do recente lançamento do Netflix “Hollywood”.

Secreto e proibido (A secret love). EUA, 2020, 81 minutos. Documentário. Colorido. Dirigido por Chris Bolan. Distribuição: Netflix

Nenhum comentário: