Classicline relança box com a trilogia "Era uma vez em Hollywood", sobre os grandes musicais da MGM
Era uma vez em Hollywood
Documentário sobre os
maiores filmes musicais produzidos pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), na Era de
Ouro de Hollywood, entre os anos 30 e 50.
Aplaudido no mundo todo
pelos fãs de filmes musicais, “Era uma vez em Hollywood” tornou-se, com o
tempo, um dos mais celebres documentários sobre o tema. Realizado em 1974, em
comemoração aos 50 anos dos estúdios MGM, traz breves histórias de bastidores,
depoimentos exclusivos e uma infinidade de trechos de longas que fizeram
sucesso na Era de Ouro de Hollywood.
Nesse recorte das produções
musicais da MGM, com foco entre os anos 30 e 50, os chamados “Anos Maravilhosos”,
acompanhamos sequências comentadas de clássicos, onde estavam escalados os
maiores astros da época, como “Melodia da Broadway” (1940, com Fred Astaire e
Eleanor Powell), “Escola de sereias” (1944, com Red Skelton e Esther Williams), “Marujos do
amor” (1945, com Frank Sinatra, Kathryn
Grayson e Gene Kelly, que dança com o ratinho Jerry, de Tom & Jerry, numa
cena famosa misturando gente e desenho animado), “As garçonetes de Harvey”
(1946, com Judy Garland e Ray Bolger), “Tudo azul” (1947, com June Allyson e
Peter Lawford), “A bela ditadora” (1949, com Frank Sinatra, Esther Williams e
Gene Kelly), “Núpcias reais” (1951, com Jane
Powell e Fred Astaire, que dança no teto, de ponta-cabeça), “O barco das ilusões”
(1951, com Kathryn Grayson e Howard Keel),
“Sete noivas pra sete irmãos” (1954, com Jane Powell e Howard Keel), “Alta
sociedade” (1956, com Bing Crosby e Grace
Kelly), e claro, os dois monumentos de todos os tempos da MGM, “O mágico de Oz”
(1939, com Judy Garland) e “Cantando na chuva” (1952, com Gene Kelly, Donald O'Connor e Debbie Reynolds).
Apresentam o documentário nomes
que tiveram forte passagem pelo referido estúdio de cinema, como Frank Sinatra,
Elizabeth Taylor, Peter Lawford, James Stewart, Mickey Rooney e Fred Astaire,
que contam histórias legais, com bom humor.
Para quem gosta de
musicais, o doc vira uma aula de cinema sobre o rico período que não volta mais...
E se gostar, pode conferir as duas sequências, lançadas em 1976 e 1994 (a
trilogia encontra-se em DVD no Brasil numa edição especial pela Classicline).
Quem dirige essa primeira
parte é Jack Haley Jr. (1933–2001), produtor duas vezes ganhador do Emmy, ex-marido
de Liza Minnelli (esta, aparece no filme falando sobre a mãe, Judy Garland,
estrela da MGM).
Era uma vez em Hollywood (That's entertainment!). EUA, 1974, 134 minutos. Documentário.
Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Jack Haley Jr. Distribuição: Classicline
Segunda parte do
documentário sobre os grandes musicais da MGM, realizados entre as décadas de 30
e 50.
Abrindo o filme com um
número de dança novinho em folha, dois veteranos dos musicais da Fase de Ouro
de Hollywood apresentam essa incrível segunda parte de uma trilogia encantadora
sobre o universo dos filmes musicais da MGM. São eles, os inigualáveis Fred Astaire
e Gene Kelly (que também dirigiu o doc, em seu último filme como diretor). Com
gingado nos pés, demonstrando jovialidade no ritmo do corpo, eles relembram momentos
de bastidores do estúdio (que tem a icônica logomarca do leão) no período áureo
das fitas dançantes, que fizeram enorme sucesso entre o público, especialmente
o norte-americano.
Criado a partir do modelo
do documentário anterior, Astaire e Kelly comentam trechos de “Uma noite na ópera”
(1935, a maior comédia musical dos Irmãos Marx), clássicos como “Nasci para
dançar” (1936, com Eleanor Powell e
James Stewart), “Lua nova” (1940, com Jeanette MacDonald e Nelson Eddy), “Idílio
em dó-ré-mi” (1942, com Judy Garland e Gene Kelly), “Agora seremos felizes”
(1944, com Judy Garland e Margaret O'Brien), “Bonita e valente” (1950, com Betty
Hutton), “Lili” (1953, com Leslie Caron), “Dá-me um beijo” (1953, de Kathryn Grayson e Howard Keel), “A roda da
fortuna” (1953, com Fred Astaire e Cyd Charisse) e “Meias de seda” (1957, novamente
com Fred Astaire e Cyd Charisse), mencionando até produções que apareceram na
parte 1, como os clássicos máximos “Sinfonia de Paris”, “Cantando na chuva” e “Alta
sociedade”.
Essa continuação alegre,
cheia de vida, recebeu indicação ao Globo de Ouro de melhor documentário, e
teve roteiro e narração escritos por Leonard Gershe (nomeado ao Oscar por “Cinderela
em Paris”). Aqui no Brasil teve outro título na época, “Isto também é Hollywood”,
e agora pode ser assistido em DVD pela Classicline, que o lançou numa edição
especial com a trilogia inteira. Imprescindível para fãs de musicais!
Era uma vez em Hollywood
II (That's entertainment,
part II). EUA, 1976, 130 minutos. Documentário. Colorido/Preto-e-branco.
Dirigido por Gene Kelly. Distribuição: Classicline
Era uma vez em Hollywood
III
Documentário que encerra a
revisão sobre os grandes musicais produzidos pela MGM na Fase de Ouro de
Hollywood.
Filme final da trilogia “Era
uma vez em Hollywood”, que começou em 1974, e remonta a história dos grandes
musicais produzidos pela MGM, na fase de consolidação dos estúdios no famoso
distrito cinematográfico de Los Angeles, a chamada “Era de Ouro”.
Grandes astros e estrelas dos
musicais de outrora, todos já falecidos, apresentam o filme como uma genuína carta
de amor à Sétima Arte, numa despedida emocionante. Prestam depoimentos
exclusivos Gene Kelly, Esther Williams, June Allyson, Cyd Charisse e Lena Horne,
em que comentam trechos de clássicos como “Sangue de artista” (1939 – uma das
tantas parcerias da dupla mirim Judy Garland e Mickey Rooney), “Quando as
nuvens passam” (1946), “Um dia em Nova York” (1949), “Desfile de Páscoa” (1948),
“Casa, comida e carinho” (1950), “A favorita de Júpiter” (1955), “Gigi” (1958 –
ganhador de nove Oscars, como melhor filme e diretor) etc
Encantador assim como os
dois doc antecessores, encerra o tema com maestria – a trilogia é ainda hoje apontada
por fãs e críticos como a obra derradeira sobre Hollywood e o gênero musical.
Presente na coleção com os
três filmes, lançado em DVD recentemente pela Classicline.
Era uma vez em Hollywood
III (That's entertainment! III).
EUA, 1994, 120 minutos. Documentário. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Bud
Friedgen e Michael J. Sheridan. Distribuição: Classicline
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