segunda-feira, 11 de maio de 2020

Viva Nostalgia!


Classicline relança box com a trilogia "Era uma vez em Hollywood", sobre os grandes musicais da MGM



Era uma vez em Hollywood

Documentário sobre os maiores filmes musicais produzidos pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), na Era de Ouro de Hollywood, entre os anos 30 e 50.

Aplaudido no mundo todo pelos fãs de filmes musicais, “Era uma vez em Hollywood” tornou-se, com o tempo, um dos mais celebres documentários sobre o tema. Realizado em 1974, em comemoração aos 50 anos dos estúdios MGM, traz breves histórias de bastidores, depoimentos exclusivos e uma infinidade de trechos de longas que fizeram sucesso na Era de Ouro de Hollywood.
Nesse recorte das produções musicais da MGM, com foco entre os anos 30 e 50, os chamados “Anos Maravilhosos”, acompanhamos sequências comentadas de clássicos, onde estavam escalados os maiores astros da época, como “Melodia da Broadway” (1940, com Fred Astaire e Eleanor Powell), “Escola de sereias” (1944, com  Red Skelton e Esther Williams), “Marujos do amor” (1945, com  Frank Sinatra, Kathryn Grayson e Gene Kelly, que dança com o ratinho Jerry, de Tom & Jerry, numa cena famosa misturando gente e desenho animado), “As garçonetes de Harvey” (1946, com Judy Garland e Ray Bolger), “Tudo azul” (1947, com June Allyson e Peter Lawford), “A bela ditadora” (1949, com Frank Sinatra, Esther Williams e Gene Kelly), “Núpcias reais” (1951, com  Jane Powell e Fred Astaire, que dança no teto, de ponta-cabeça), “O barco das ilusões” (1951, com  Kathryn Grayson e Howard Keel), “Sete noivas pra sete irmãos” (1954, com Jane Powell e Howard Keel), “Alta sociedade” (1956, com  Bing Crosby e Grace Kelly), e claro, os dois monumentos de todos os tempos da MGM, “O mágico de Oz” (1939, com Judy Garland) e “Cantando na chuva” (1952, com  Gene Kelly, Donald O'Connor e Debbie Reynolds).
Apresentam o documentário nomes que tiveram forte passagem pelo referido estúdio de cinema, como Frank Sinatra, Elizabeth Taylor, Peter Lawford, James Stewart, Mickey Rooney e Fred Astaire, que contam histórias legais, com bom humor.
Para quem gosta de musicais, o doc vira uma aula de cinema sobre o rico período que não volta mais... E se gostar, pode conferir as duas sequências, lançadas em 1976 e 1994 (a trilogia encontra-se em DVD no Brasil numa edição especial pela Classicline).
Quem dirige essa primeira parte é Jack Haley Jr. (1933–2001), produtor duas vezes ganhador do Emmy, ex-marido de Liza Minnelli (esta, aparece no filme falando sobre a mãe, Judy Garland, estrela da MGM).

Era uma vez em Hollywood (That's entertainment!). EUA, 1974, 134 minutos. Documentário. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Jack Haley Jr. Distribuição: Classicline


Era uma vez em Hollywood II

Segunda parte do documentário sobre os grandes musicais da MGM, realizados entre as décadas de 30 e 50.

Abrindo o filme com um número de dança novinho em folha, dois veteranos dos musicais da Fase de Ouro de Hollywood apresentam essa incrível segunda parte de uma trilogia encantadora sobre o universo dos filmes musicais da MGM. São eles, os inigualáveis Fred Astaire e Gene Kelly (que também dirigiu o doc, em seu último filme como diretor). Com gingado nos pés, demonstrando jovialidade no ritmo do corpo, eles relembram momentos de bastidores do estúdio (que tem a icônica logomarca do leão) no período áureo das fitas dançantes, que fizeram enorme sucesso entre o público, especialmente o norte-americano.
Criado a partir do modelo do documentário anterior, Astaire e Kelly comentam trechos de “Uma noite na ópera” (1935, a maior comédia musical dos Irmãos Marx), clássicos como “Nasci para dançar” (1936, com  Eleanor Powell e James Stewart), “Lua nova” (1940, com Jeanette MacDonald e Nelson Eddy), “Idílio em dó-ré-mi” (1942, com Judy Garland e Gene Kelly), “Agora seremos felizes” (1944, com Judy Garland e Margaret O'Brien), “Bonita e valente” (1950, com Betty Hutton), “Lili” (1953, com Leslie Caron), “Dá-me um beijo” (1953, de Kathryn Grayson e Howard Keel), “A roda da fortuna” (1953, com Fred Astaire e Cyd Charisse) e “Meias de seda” (1957, novamente com Fred Astaire e Cyd Charisse), mencionando até produções que apareceram na parte 1, como os clássicos máximos “Sinfonia de Paris”, “Cantando na chuva” e “Alta sociedade”.


Essa continuação alegre, cheia de vida, recebeu indicação ao Globo de Ouro de melhor documentário, e teve roteiro e narração escritos por Leonard Gershe (nomeado ao Oscar por “Cinderela em Paris”). Aqui no Brasil teve outro título na época, “Isto também é Hollywood”, e agora pode ser assistido em DVD pela Classicline, que o lançou numa edição especial com a trilogia inteira. Imprescindível para fãs de musicais!

Era uma vez em Hollywood II (That's entertainment, part II). EUA, 1976, 130 minutos. Documentário. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Gene Kelly. Distribuição: Classicline


Era uma vez em Hollywood III

Documentário que encerra a revisão sobre os grandes musicais produzidos pela MGM na Fase de Ouro de Hollywood.

Filme final da trilogia “Era uma vez em Hollywood”, que começou em 1974, e remonta a história dos grandes musicais produzidos pela MGM, na fase de consolidação dos estúdios no famoso distrito cinematográfico de Los Angeles, a chamada “Era de Ouro”.
Grandes astros e estrelas dos musicais de outrora, todos já falecidos, apresentam o filme como uma genuína carta de amor à Sétima Arte, numa despedida emocionante. Prestam depoimentos exclusivos Gene Kelly, Esther Williams, June Allyson, Cyd Charisse e Lena Horne, em que comentam trechos de clássicos como “Sangue de artista” (1939 – uma das tantas parcerias da dupla mirim Judy Garland e Mickey Rooney), “Quando as nuvens passam” (1946), “Um dia em Nova York” (1949), “Desfile de Páscoa” (1948), “Casa, comida e carinho” (1950), “A favorita de Júpiter” (1955), “Gigi” (1958 – ganhador de nove Oscars, como melhor filme e diretor) etc
Encantador assim como os dois doc antecessores, encerra o tema com maestria – a trilogia é ainda hoje apontada por fãs e críticos como a obra derradeira sobre Hollywood e o gênero musical.
Presente na coleção com os três filmes, lançado em DVD recentemente pela Classicline.

Era uma vez em Hollywood III (That's entertainment! III). EUA, 1994, 120 minutos. Documentário. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Bud Friedgen e Michael J. Sheridan. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: