sábado, 2 de maio de 2020

Resenhas Especiais


Duas pérolas do cinema soviético agora disponíveis em DVD pela CPC-umes Filmes

O mensageiro

Ivan (Fyodor Dunayevsky) é um adolescente tentando se adequar na sociedade nos anos finais do Socialismo na URSS. Mora numa casa simples com a mãe divorciada, que o pressiona a procurar trabalho. É então contratado como mensageiro de um jornal, onde conhece um velho professor e a filha rebelde dele, com que inicia uma grande amizade.

Atual diretor da Mosfilm (o maior estúdio de cinema da Rússia, produtor de centenas de obras marcantes desde a estrutura soviética), Karen Shakhnazarov costuma realizar filmes metafóricos com ar político, que dialogavam com a crise em seu país quando o Socialismo se desmantelava na década de 80. “O mensageiro” é, talvez, o melhor dos trabalhos dele, pontual, e de certa forma, atual, pois trata de uma geração de jovens desiludidos no novo mundo em transformação. Nessa comédia dramática inspirada, o personagem central, o aborrecido adolescente Ivan (Fyodor Dunayevsky, que abandonou a carreira de ator depois de três filmes), sofre pressão da mãe para ou seguir firmemente os estudos ou trabalhar, então opta pela segunda proposta. Consegue emprego como mensageiro de um jornal, e no vai e vem da rotina, aproxima-se de duas pessoas que irão abrir sua mente, um velho professor (o veterano Oleg Basilashvili) e a filha (Anastasiya Nemolyaeva), com quem ele vai conviver mais do que a própria mãe.
No trânsito dessas relações, o diretor discute o fim da Era Gorbachev, mostrando uma sociedade à deriva, sem perspectivas, que presenciava o Socialismo ruir, em meio a uma crise política, social e econômica (o filme é de 1986, estamos falando de anos antes da queda do muro de Berlim e da dissociação da URSS). Há um grau de melancolia no trato da história, reforçado pela bonita fotografia escura e de ambientes internos (casas, escritório), do mestre russo Nikolay Nemolyaev, além de uma trilha sonora eletrônica bem modernosa, assinada por Eduard Artemev (compositor de trilhas de Andrei Tarkovsky, como “Solaris” e “Stalker”).
Ganhou de um prêmio especial no Festival de Moscou, o filme é baseado num romance do próprio diretor, com roteiro escrito por um velho parceiro de cinema dele, Aleksandr Borodyanskiy (juntos fizeram sete filmes, como “Assassinato do Tzar” e “Tigre branco”).
Disponível em DVD pela CPC-Umes, numa cópia restaurada pela Mosfilm, lançada no Brasil em março desse ano.

O mensageiro (Kuryer). URSS, 1986, 83 minutos. Comédia dramática. Colorido. Dirigido por Karen Shakhnazarov. Distribuição: CPC-Umes Filmes


Amigos verdadeiros

Três velhos amigos de infância, hoje com mais de quarenta anos, viajam numa jangada pelo rio Volga repetindo o que costumavam fazer quando crianças: explorar lugares desconhecidos pelas águas atrás de aventuras mirabolantes.

Fiquei surpreso com o lançamento em DVD dessa aventura soviética clássica, nunca antes trazida ao Brasil, agora disponível pela CPC-Umes Filmes numa cópia extremamente bonita, decente para ter na coleção. A qualidade de imagem e som se dá pela restauração realizada pela Mosfilm, o estúdio mais antigo da Europa, em atividade na Rússia desde 1920. Aliás, a maioria dos filmes em DVD que a CPC-Umes distribui passam pelo grandioso restauro da Mosfilm, que desenvolve um projeto de preservação da obra cinematográfica e pensando no público final, os colecionadores, que terão acesso a uma cópia à altura.
“Amigos verdadeiros” tem ingredientes infalíveis para uma sessão de caloroso entretenimento: aventura com desdobramentos incríveis, humor inteligente com sacadas maneiras, belíssimas locações pelo rio Volga (o maior da Europa, que corta a Rússia de ponta a ponta em seus mais de 3,5 mil quilômetros) e peripécias marcantes. O roteiro é amarrado, divertido, que celebra a alegre história de amizade de um trio de personagens que se conhecem desde crianças, e agora, formados e com família feita, deixam tudo de lado para realizarem uma façanha inimaginável, e desse modo cumprirem uma velha promessa.
Obra notória do diretor Mikhail Kalatozov, cineasta de clássicos soviéticos como o vencedor da Palma de Ouro “Quando voam as cegonhas” (1957), do também indicado à Palma de Ouro “A carta que não se enviou” (1960) e do premiado “Eu sou Cuba” (1964). Procure conhecer essa pérola muito legal do cinema da extinta URSS.

Amigos verdadeiros (Vernye druz'ya). URSS, 1954, 100 minutos. Comédia/Aventura. Colorido. Dirigido por Mikhail Kalatozov. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: