sábado, 9 de maio de 2020

Resenha Especial


Cine Cult

"Túmulo dos vagalumes": poderosa animação japonesa é relançada em Bluray pela Versátil

Túmulo dos vagalumes

Dois irmãos pequenos lutam para sobreviver sozinhos no Japão destruído na Segunda Guerra Mundial.

A clássica e poderosa animação do Studio Ghibli acaba de ser relançada em Bluray no Brasil pela Versátil, numa edição especial restaurada, com duas horas de extras. É um anime (desenho japonês) para adultos, forte, que dá um nó na garganta por tratar com tanta veracidade os horrores e os traumas da guerra. É também o trabalho mais memorável do diretor Isao Takahata (falecido em 2018), fundador do Ghibli junto do cineasta Hayao Miyazaki, e responsável por animações como “Memórias de ontem” (1991), “PomPoko: A grande batalha dos guaxinis” (1994), “Meus vizinhos, os Yamadas” (1999) e o indicado ao Oscar “O conto da princesa Kaguya” (2013).
Takahata escreveu o roteiro baseado no romance de mesmo nome de Akiyuki Nosaka (de 1967), mantendo as tristes passagens na vida de dois irmãozinhos sobreviventes da Segunda Guerra. Pequenos, viram a mãe morrer, o pai ir embora para servir o Exército, foram criados por parentes, e fogem quando o vilarejo onde viviam é atacado por bombas. Abrigados numa floresta, longe dos corpos abandonados pelas ruas, distantes das ruínas das casas da vizinhança, passam fome, enfrentam doenças, mas não perdem a esperança quando brincam com vagalumes nas noites solitárias.


Com um final arrebatador, de arrancar lágrimas honestas, a fita é um ícone do cinema japonês dos anos 80, um cult feito com sensibilidade, que por relatar a fundo sobre uma guerra descabida, não deixa de ter sequências fortes (revi o filme depois de cinco anos, e sempre guardo na memória uma cena chocante, a de um ferido todo ensanguentado, cheio de curativos, agonizando, com larvas saindo de seu corpo apodrecido).
Na época, 1988, o filme fracassou nos cinemas, no entanto virou cult da noite pro dia, e até hoje é considerado obra-prima do anime japonês. Merece urgentemente ser redescoberto (disponível apenas em Bluray pela Versatil).

Túmulo dos vagalumes (Hotaru no haka). Japão, 1988, 88 minutos. Animação. Colorido. Dirigido por Isao Takahata. Distribuição: Versátil Home Video

Nenhum comentário: