sábado, 23 de maio de 2020

Cine Cult



Amaldiçoada

Liz (Dakota Fanning) é uma jovem que passa a ser perseguida por um reverendo diabólico (Guy Pearce). Ao lado da família, transita pelos quatro cantos do país, na tentativa de fuga, mas o mal a persegue por todos os caminhos.

Está aí uma excelente fita cult que mistura gêneros e no final das contas é curiosa, original e macabra. Tem suspense, drama, toques de terror e mistério, a protagonista Dakota Fanning num de seus melhores trabalhos, assim como Guy Pearce num papel duro, maquiavélico (dá raiva de seu personagem, um verdadeiro diabo no corpo de homem). Quem conhece o clássico “O mensageiro do diabo” (1955, com Robert Mitchum), pode encontrar semelhanças boas – em ambos os filmes, há um reverendo sinistro que persegue a todo custo um grupo de pessoas aparentemente inocentes, deixando um rastro de sangue por onde passa.
Detesto esse título genérico, “Amaldiçoada”, que remete a tantas produções B de terror... aqui o horror é subcutâneo, o drama é mais intenso, e o suspense cresce em cada passo que a personagem principal dá. Classifico como um conto de medo em tom épico, no formato de saga, que dialoga com o machismo e à violência contra mulheres.


Indicado ao Leão de Ouro em Veneza e a 22 prêmios internacionais em festivais do mundo inteiro, o longa é um achado para quem curte histórias bem escritas – destaque para a fotografia sombria, do holandês Rogier Stoffers, de “Contos proibidos do Marquês de Sade” (2000). Uma curiosidade é a participação de dois atores de “Game of thrones” (Kit Harington e Carice Van Houten), aliás, em dado momento a direção de arte lembra o famoso seriado.
Escrito e dirigido pelo holandês Martin Koolhoven, de “AmnesiA” (2001), essa coprodução foi realizada entre sete países – Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Suécia, Bélgica e França. Recomendo assistir!

Amaldiçoada (Brimstone). EUA/ Reino Unido/ Holanda/ Alemanha/ Suécia/ Bélgica e França, 2016, 148 minutos. Suspense/Ação. Colorido. Dirigido por Martin Koolhoven. Distribuição: California Filmes

Nenhum comentário: