sábado, 16 de maio de 2020

Resenha Especial



Inverno de sangue em Veneza

Abalados com a trágica morte da filha pequena, que se afogou num lago, John (Donald Sutherland) e Laura (Julie Christie) mudam-se para Veneza. Ele vê estranhas aparições, enquanto uma série de crimes brutais amedrontam os moradores da cidade italiana. O ocasional encontro num restaurante com uma médium cega colocará John e Laura frente a frente com o provável espírito da filha morta.

Os elementos fundamentais do terror psicológico estão dentro desse cult movie britânico denso, perturbador, que sempre considerei um dos melhores trabalhos do gênero no cinema. Para alguns pode ser uma experiência dura, atordoante, causar mal-estar, já que trabalha com temas ligados ao sobrenatural, ao inexplicável, ao oculto, ao obscuro, envolvendo morte de criança (a garotinha do filme morre afogada num lago na casa da família).
Na época não foi bem recebido pelas pessoas, daí a motivação cult, evitado em premiações - chegou apenas a ganhar o Bafta de fotografia (que é um delírio visual, com imagens assumidamente oníricas e cores berrantes, que exploram uma Veneza suja, de vielas escuras, e suas dezenas de canais de água; aliás, a água torna-se elemento marcante no filme, reparem), e concorreu em outras seis categorias do mesmo prêmio, como ator, atriz, filme e direção.


Vale-se de um roteiro complexo, que vai do terror ao drama, com pistas falsas, investigação e um desfecho desconcertante e memorável – o roteiro foi baseado num conto de Daphne du Maurier, a autora de “Rebecca, a mulher inesquecível” (1940), e escrito pelo britânico Allan Scott, que trabalhou em parceria com o diretor Nicolas Roeg em outros filmes, como “A convenção das bruxas” (1990).
Sombrio e com um lado macabro, é um terror dos mais curiosos do cinema. Impossível sair indiferente da sessão!
Em DVD pela New Line (sem extras) e pela Versátil (com vários extras, como making of, depoimentos e especiais sobre o filme).

Inverno de sangue em Veneza (Don’t look now). Reino Unido/Itália, 1973, 109 minutos. Suspense/Terror. Colorido. Dirigido por Nicolas Roeg. Distribuição: New Line Home Video (DVD de 2012) e Versátil Home Video (DVD de 2013)

Nenhum comentário: