sábado, 16 de maio de 2020

Viva Nostalgia!



Queridinha do vovô

Priscilla (Shirley Temple), uma garotinha, viaja para a Índia para morar com a mãe em um forte chefiado pelo avô, integrante da alta patente do Exército Britânico. Meiga e agitada, cativa os militares para um acordo de paz com os indianos.

Diretor profícuo dos mais variados gêneros no cinema, consagrado em western, realizador de épicos, dramas biográficos, filmes “Family”, fitas de guerra, comédia mordaz (ufa!), o norte-americano John Ford (1894-1973) viveu intensamente dedicando-se à Sétima Arte. Não por acaso inspirou um monte de cineastas e ainda hoje é mencionado como um dos 10 maiores gênios da arte cinematográfica de todos os tempos. Difícil encontrar um filme ruim dele, hein (meus preferidos, “No tempo das diligências”, “As vinhas da ira”, “Como era verde o meu vale”, “Mogambo”, “Rastros de ódio” e “Queridinha do vovô”, este aqui, muito exibido na TV aberta).
Nostálgico, é uma aventura agradabilíssima para toda a família assistir reunida, que traz no elenco a estrela mirim Shirley Temple (então com nove anos), num de seus papéis mais bonitinhos e lembrados pelo público. Interpreta uma garotinha que, com seu jeito esperto, movimenta o Exército para um acordo de paz com a Índia (o enfoque do filme é histórico, se passa em 1897, quando a Índia era colônia do Reino Unido). Ao lado da pequenina atriz (Shirley morreu em 2014, aos 85 anos) atuam grandes figuras do cinema, como o ganhador do Oscar Victor McLaglen, C. Aubrey Smith e Cesar Romero.


Quatro roteiristas ajudaram a escrever a história (o que era comum antigamente), dentre eles Ernest Pascal e Julien Josephson, adaptando-a de um conto infantil do indiano Rudyard Kipling, o criador de Mogli.
Todo rodado num rancho da Califórnia, que faz lembrar aspectos da Índia, a aventura concorreu ao Oscar de direção de arte.
Não deixe de se divertir com Shirley Temple em “Queridinha do vovô”, em DVD pela antiga Colecione Clássicos (hoje Obras-primas do Cinema).

Queridinha do vovô (Wee Willie Winkie). EUA, 1937, 100 minutos. Aventura/Comédia. Preto-e-branco. Dirigido por John Ford. Distribuição: Colecione Clássicos (atual Obras-primas do Cinema)

Nenhum comentário: