sábado, 23 de maio de 2020

Cine Clássico



O valente treme-treme

O dentista Peter Potter (Bob Hope) vai tentar a sorte no Velho Oeste. Mal chega na cidade, conhece uma brava pistoleira, Calamity Jane (Jane Russell). Ela quer descobrir quem vende armas aos índios, e para isso pede ajuda ao dentista. Os dois fingem um casamento, e Potter, que é medroso, bota panca de valente para ajudar Jane em seus objetivos. No caminho a dupla ficará diante de uma série de atrapalhadas e perigos envolvendo pistoleiros, índios e xerifes armados.

Uma das minhas comédias preferidas da Era de Ouro de Hollywood, também um dos maiores sucessos na carreira de Bob Hope, astro da TV e do cinema americano entre os anos 40 e 60, que faleceu em 2003 aos 100 anos! Lembro de tê-la assistido pela primeira vez quando pequeno, numa sessão de madrugada na TV aberta, na metade dos anos 90, e me marcou a sucessão de confusões e atrapalhadas do personagem principal fugindo de índios e homens durões no Velho Oeste.
Bob Hope tinha um timing perfeito para a comédia, aqui ele interpreta um dentista medroso, meio doido, que precisa ser valente quando se une a uma figura lendária do Oeste selvagem, a pistoleira Jane Calamidade (Calamity Jane existiu mesmo, viveu na região de Dakota do Sul, guiou grupos de pistoleiros contra os ameríndios, morrendo aos 50 anos em 1903). É uma brincadeira descompromissada com essa real personagem, e quem a interpreta, compondo um tipo desconstruído, sensual, é Jane Russell, a famosa morena “matadora” do cinema americano dos anos 40 e 50, um autêntico sex symbol e furacão em cena – Jane atuou em vinte e cinco filmes, sendo o mais lembrado “Os homens preferem as loiras” (1953, ao lado de Marilyn Monroe). Hope e Jane têm uma química estrondosa, compartilham as emoções fazendo o público cair na risada. Prepare-se para altas aventuras, peripécias malucas e muito humor!


Ganhador do Oscar de canção (“Buttons and bows”), essa clássica comédia western teve uma continuação muito bacana em 1952, “O filho do treme-treme”, com o mesmo elenco.
Saiu em DVD há muitos anos pela Colecione Clássicos, que depois virou a distribuidora Obras-Primas do Cinema.

O valente treme-treme (The paleface). EUA, 1948, 89 minutos. Comédia. Colorido. Dirigido por Norman Z. McLeod. Distribuição: Colecione Clássicos (hoje Obras-Primas do Cinema)

Nenhum comentário: