sábado, 30 de maio de 2020

Cine Cult



O casal Osterman

O apresentador de TV John Tanner (Rutger Hauer) anualmente reúne um seleto grupo de amigos para um fim de semana diferente em sua casa, localizada numa região remota. Convencido pela CIA que parte deles são espiões russos, permite que a residência seja monitorada na próxima reunião, que será em breve. Chegado o tão aguardado dia, dentro de uma van, o agente especial da CIA Fassett (John Hurt) observa, pelas câmeras, cada movimento dos amigos de Tanner, no entanto os planos fogem do acordo, e um a um será caçado por atiradores de elite.

O último filme do poeta da violência Sam Peckinpah (1925-1984), diretor do western “Meu ódio será sua herança” (1969), e de fitas de ação como “Os implacáveis” (1972) e “Assassinos de elite” (1975), é exatamente esse grande thriller de espionagem, com um elenco primoroso, que tem o falecido Rutger Hauer como protagonista, contracenando com John Hurt, Craig T. Nelson, Meg Foster, Burt Lancaster, Dennis Hopper e Chris Sarandon, todos eles em momento especial. Dessa vez ele não assinou o roteiro, que fora escrito por Alan Sharp (de “Um lance no escuro”), a partir de uma adaptação do romance de Robert Ludlum, um escritor especializado em espionagens na Guerra Fria (seus romances mais famosos são com o personagem Jason Bourne, transformados em uma série de filmes).


O começo do filme demora, é um tanto arrastado, e o espectador deve prestar atenção nos detalhes das longas conversas, referentes à relação dos vários personagens que aparecem, pois a trama ficará complexa; no entanto, os 40 minutos finais são pura excitação, trazem a marca profunda de Peckinpah, que coreografa o caos como ninguém (ousado, com cenas de lutas e morte em câmera lenta – quem conhece seus filmes não se confunde nunca!).
Saiu em DVD no Brasil há muitos anos pela Flashstar, na “versão original de cinema”, com 103 minutos. Existe também uma “do diretor”, de 116 minutos, que, acredito eu, não deva existir por aqui. A cópia da Flashstar está boa, disponível numa edição especial em disco duplo, com muitos extras.

O casal Osterman (The Osterman weekend). EUA, 1983, 103 minutos. Ação. Colorido. Dirigido por Sam Peckinpah. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: