sexta-feira, 14 de junho de 2019

Resenhas Especiais



 Eu sou Ali: A história de Muhammad Ali

Um olhar íntimo sobre o homem Cassius Clay por trás da lenda do pugilismo americano Muhammad Ali.

Escrito e dirigido por uma mulher, Clare Lewins, este maravilhoso documentário sobre a lenda do boxe Muhammad Ali (1942-2016) é filme obrigatório para qualquer fã dele ou do esporte, um retrato fiel e emocionante sobre a vida e a carreira de Ali, lançado dois anos antes dele falecer (o filme saiu em 2014).
Dos arquivos pessoais da família do pugilista pela primeira vez saíram materiais guardados a sete-chaves, como entrevistas antigas de Ali, bastidores dos treinos dele antes de entrar no ringue, áudios de conversas com os filhos pequenos, misturando depoimentos atuais de amigos, como os boxeadores Mike Tyson e George Foreman, do cantor Tom Jones, além do irmão também pugilista Rahman Ali e de treinadores, ou seja, várias pessoas relembram a carreira gloriosa de Ali prestando a ele uma homenagem. Traz também trechos de lutas históricas com Henry Cooper e Charles Liston.


Sobre Ali: nascido Cassius Clay Jr., de uma família de escravos afro-americanos, foi eleito pela mídia da época como “O desportista do século”. Converteu-se ao Islamismo, mudou de nome e teve participação marcante na luta dos negros contra o racismo, a favor da igualdade entre as pessoas, nos anos 60 e 70 (o documentário foca bem este lado engajado dele; Ali teve como mentor Malcolm X, além de ter sido amigo pessoal de Martin Luther King). Quebrou barreiras ao aliar esporte e política, posicionando inclusive contra a Guerra do Vietnã. No início dos anos 80 descobriu o Mal de Parkinson, passou por tratamentos e até transplante de células-tronco, vivendo bem por quase três décadas - mas sua saúde piorou até que faleceu em 2016 aos 74 anos.
Conheça este importante doc que resgata a incrível trajetória e as facetas de Muhammad Ali, uma lenda do esporte mundial. Disponível em DVD pela Universal Pictures.

Eu sou Ali: A história de Muhammad Ali (I am Ali). Reino Unido/EUA, 2014, 111 min. Colorido. Documentário. Dirigido por Clare Lewins. Distribuição: Universal Pictures


O time de 92

Documentário sobre a trajetória de seis amigos nascidos na região operária do Reino Unido que se tornaram lendas do futebol britânico e inspiraram uma geração inteira.

Excelente doc britânico que não passou nos cinemas brasileiros, mas na época, em 2013, saiu por aqui diretamente em home vídeo, distribuído pela Universal Pictures numa edição estendida (totaliza 123 minutos, com 24 minutos a mais da versão de cinema exibida na Grã-Bretanha). Bem realizado, mostra a árdua trajetória de seis rapazes simples que viraram astros do Manchester United Football Club, da juventude deles até a ascensão meteórica no mundo do esporte, entre 1991 e 1992; seus nomes ficaram na memória de toda uma geração: David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt, Phil Neville e Gary Neville. Conta-se que na época (1992), o Manchester United apostou em jogadores da categoria de base para formar uma equipe, e estes jovens, então com idades entre 17 e 18 anos, entrariam em campo para reconstruir o futebol no Reino Unido. Bons de bola, elevaram o time, colocando-o nas principais disputas em campeonatos mundiais. E os seis magníficos nunca perderam o contato. Agora quarentões, reuniram-se para gravar este filme inspirador, um prato rico para quem curte histórias de futebol com um lado de motivação/superação (o doc não disfarça o saudosismo, tem uma edição primorosa, com muitas imagens de jogos do Manchester e do arquivo pessoal do sexteto, com momentos em família e amigos).


O filme foi dirigido por dois irmãos, Benjamin Turner e Gabe Turner, fascinados por esporte - em 2016 voltariam a dirigir outro doc na mesma pegada, “I am Bolt”, sobre o atletista e jogador de futebol jamaicano Usain Bolt.

O time de 92 (The class of 92). Reino Unido, 2013, 123 min. Colorido. Documentário. Dirigido por Benjamin Turner e Gabe Turner. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: