terça-feira, 18 de junho de 2019

Cine Lançamento



A caminho de casa

Na cidade de Denver uma lei proíbe famílias de criar cães da raça Pitbull. Isto faz com que o jovem médico Lucas (Jonah Hauer-King) e sua mãe Terri (Ashley Judd) entreguem a cachorrinha deles, de nome Bella, para outras pessoas adotarem. Ela então é levada para uma cidade a 640 quilômetros, sem contato nenhum com a antiga família. Bella não se adapta, foge e inicia um longo percurso de volta para casa.

A jornada de uma cachorrinha que anda milhas e milhas em busca de seus donos é narrada com afeto e simpatia nesse drama feito para emocionar todos os públicos. Prepare os lenços e embarque numa aventura repleta de coragem e entusiasmo!
O roteiro de “A caminho de casa” foi escrito pelo próprio autor do livro original homônimo, W. Bruce Davison, juntamente com a esposa, Cathryn Michon – Davison gosta muito de animais, é dele outros dois best sellers com cães que viraram filmes, “Quatro vidas de um cachorro” (2017) e a continuação, “Juntos para sempre” (2019), em exibição nos cinemas.
A história da cachorrinha Bella lembra as clássicas peripécias de Lassie, que impulsionaram inúmeras imitações nas décadas passadas, e agora o tema volta com tudo inundando Hollywood.
Aqui conhecemos um jovem médico (Jonah Hauer-King) que recolhe uma cadelinha numa casa abandonada, levando-a para casa. Ela foi criada por gatos, e agora servirá de companhia para a mãe dele, que tem depressão (a sumida Ashley Judd). Bella cresce, caseira, até que um vizinho liga para a vigilância sanitária para uma denúncia, pois na cidade de Denver há uma lei que proíbe domesticação de pitbulls; apesar de ela não ser da raça, acaba malvista (na verdade a cadelinha tem vaga semelhança com um pitbull, mas a própria lei diz que cães parecidos podem ser recolhidos pela “carrocinha”). Bella é pega pelos fiscais; para não sacrificarem o animal, a família permite a sua adoção em outro estado americano, 640 quilômetros longe. Ela não se acostuma lá e foge em busca dos verdadeiros donos. No caminho enfrentará perigos e aventuras, como frio, fome, faz amizade com um puma, é perseguida por lobos, atropelada etc – mas nunca perde o objetivo de estar de volta ao lar.


Mistura de drama com aventura, o filme tem bonitas paisagens de gelo, montanha, campos (foi rodado na Columbia Britânica, no Canadá), nos enche de lágrimas ao mostrar a trajetória de amadurecimento de Bella para voltar para casa - quem dubla os pensamentos da cadelinha é Bryce Dallas Howard, filha do diretor Ron Howard. E outro tema tratado com ternura é a fidelidade dos cães e os fortes laços que eles têm com os humanos, além de discorrer sobre os maus tratos a animais e preconceito (na questão da lei que sacrifica pitbulls).
Uma fita irresistível para o público que gosta de pets!
A direção é de outro apaixonado por animais, o ator Charles Martin Smith, de “Os intocáveis” (1987) e “Loucuras de verão” (1973), que dirigiu “Bud: o cão amigo” (1997) e as duas partes de “Winter, o golfinho” (2011 e 2014).
Chegou esta semana em DVD pela Sony Pictures, num disco repleto de extras (cenas deletadas, making of e especiais).

A caminho de casa (A dog’s way home). EUA/China, 2019, 96 min. Aventura/Drama. Colorido. Dirigido por Charles Martin Smith. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: