domingo, 23 de junho de 2019

Resenha Especial



 Dias e noites

A atriz Elizabeth (Allison Janney), acompanhada do namorado, Peter (Christian Camargo), visita os pais numa casa do lago localizada na zona rural da Nova Inglaterra. Outros membros da família chegam, culminando em dias e noites de eternas discussões e brigas, em que cada um abrirá velhas feridas.

Escrito e dirigido pelo ator Christian Camargo, que também integra o time de astros dessa modesta fita de drama, “Dias e noites” é um projeto bem pessoal do cineasta. O roteiro foi inspirado na peça de teatro “A gaivota”, do dramaturgo russo Anton Tchekov, de 1896, na época pensada como comédia, mas concebida como drama com ares de tragédia. Ele manteve o clima no filme, transpondo a história da Rússia para os Estados Unidos, quase um século depois, para falar de um encontro de família aparentemente normal que termina em discussões e até em fatalidade. Lento, carrega forte estilo teatral (poucos cenários, poucos atores e cheio de diálogos), onde se discute uma sociedade vulnerável, rodeada de pessoas frustradas, em busca de aceitação e reconciliação, já que erros do passado deixaram cada um deles ferido.
O filme foi gravado em 2012, lançado dois anos depois nos Estados Unidos – passou em apenas oito países do mundo, a maioria em festivais de cinema independente, e saiu em DVD no Brasil em 2018, pela Focus Filmes.
O elenco é um espetáculo à parte; tem muita gente conhecida, de várias nacionalidades, como o falecido ator sueco Michael Nyqvist, os ingleses Ben Whishaw e Mark Rylance (vencedor do Oscar de coadjuvante por “Ponte dos espiões), o marroquino Jean Reno (celebrado no cinema francês de ação) e os norte-americanos ganhadores do Oscar William Hurt e Allison Janney, além de Katie Holmes.


Pode-se dizer também que é um filme entre família: o diretor Christian Camargo é casado com uma das atrizes, Juliet Rylance, que por sua vez é enteada do ator Mark Rylance.
Deixo como dica essa interessantíssima fita independente, voltada a um público apropriado, que poderia ter tido melhor representatividade no restrito circuito de arte.

Dias e noites (Days and nights). EUA, 2014, 92 min. Drama. Colorido. Dirigido por Christian Camargo. Distribuição: Focus Filmes

Nenhum comentário: