domingo, 8 de junho de 2008

Resenhas & Críticas


Esboços de Frank Gehry

Documentário que constrói a personalidade de um dos grandes nomes da arquitetura do século XX, Frank Gehry. Recriada em formato convencional, a biografia do renomado artista vai sendo incrementada com depoimentos de amigos íntimos e colegas de profissão.
Exibido fora da competição na seleção oficial do Festival de Cannes em 2006, este documentário, último filme do diretor Sydney Pollack, falecido mês passado aos 73 anos – chegou direto em vídeo no Brasil, em março, depois de dois anos de seu lançamento em DVD no exterior. Uma biografia primorosa sobre um arquiteto genial, canadense de origem judia, cujas obras faraônicas e futuristas, que incluem museus, edifícios e monumentos variados, estão espalhadas nos quatro cantos do mundo – Museu Guggenheim (Bilbao, Espanha), Walt Disney Concert Hall (Los Angeles, Califórnia), Museu de Vitra (Alemanha), Dancing House (Praga, República Tcheca) e a própria residência de Gehry, localizada em Santa Mônica, Califórnia, toda cercada por alambrados e grades de ferro.
O ousado projeto de Pollack, seu único em formato de documentário, procura expor a alma imponente do artista em questão, com recurso intimista e por meio de análise de seus projetos. E para confirmar a suntuosidade do trabalho do biografado, Pollack entrevista um sem-número de pessoas ligadas a Gehry, como o ator Dennis Hopper, o cantor Bob Geldof, o diretor de cinema Julian Schnabel, psiquiatras, arquitetos, entre outros.
A metodologia empreendedora praticada por Gehry, um perfeccionista de primeira classe, provém de um rigor formal que nasce de um esboço em papel e cartolina, dobrados e rearranjados muitas vezes no calor do momento. E da maquete erguem-se as notórias construções.
Pouco comentado pelo público, o documentário é curto e apresentado de forma direta e regular. Uma biografia que deve ser experimentada, ainda mais agora em DVD. Por Felipe Brida

Título original: Sketches of Frank Gehry
País/Ano: EUA/Alemanha, 2005
Direção: Sydney Pollack
Gênero: Documentário
Duração: 83 min.

Nenhum comentário: