quarta-feira, 11 de junho de 2008

Especiais Sobre Cinema

Festival de Cinema Brasileiro em Toronto abre inscrições para cineastas

Cineastas de todo o Brasil já podem inscrever seus filmes no processo de seleção da 2º edição do Festival de Cinema Brasileiro em Toronto (Brazilian Film Festival of Toronto), que será realizado no Bloor Cinema, entre 6 e 9 de novembro de 2008, em Toronto, Ontário, Canadá.
O Edital com todas as informações e a ficha de inscrição podem ser retirados por meio do link http://www.brazilianfilmfestivalcanada.com/submissions.html
Os filmes serão selecionados pela curadoria do jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin e concorrerão ao Troféu Golden Maple, desenvolvido pelo designer Nilson J. dos Santos, em cinco categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Filme e o Melhor do Público. Podem participar curtas, médias e longas metrangens.
O Festival é organizado pela Puente Agência de Comunicação, da jornalista Cecília Queiroz, e pela canadense Southern Mirrors, da atriz Bárbara de La Fuente. O evento está registrado na Ancine e faz parte do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2008, publicado pela Associação Cultural Kinoforum. Possui registro junto à Lei Rouanet e atualmente está em fase de captação de patrocínio.
O festival tem apoio das empresas canadenses Mellohawk, A Docuvixen Film e CMichelon e das brasileiras Canal Brasil, Revista de Cinema, Planeta Tela, Ponto e Letra, Gráfica Iara, Graffbox Embalagens, SPTuris - São Paulo Turismo, São Paulo Convention Bureau, Roteiro do Imóvel, Instituto Cefac, Jornal Centro em Foco, Jornal do Golfe, Portal WMulher, Castellano, Bono & Peixoto Advogados e Consultores Jurídicos.

Nossos filmes no Canadá

Em 2007, no I Brazilian Film Festival of Toronto - primeiro festival de filmes exclusivamente brasileiros a ser apresentado no Canadá - foram exibidos 20 filmes, entre eles, Saneamento Básico, Tapete Vermelho, Vida Maria, O Grão e Histórias do Rio Negro.
Em pesquisa realizada com 15% dos espectadores do evento (65% masculino e 30% feminino), os filmes apresentados pelo I Brazilian Film Festival of Toronto foram considerados excelentes por 65% e bons por 30%. A maioria da audiência foi de canadenses (48%), seguida de brasileiros (35%) e outras nacionalidades (17%). A idade média dos espectadores das sessões foi de 20 a 40 anos (60%), seguida por adolescentes (15%) e terceira idade (10%). Por Assessoria de Imprensa da Puente Agência de Comunicação

Nenhum comentário: