domingo, 5 de julho de 2020

Cine Especial



Stanley & Iris

Viúva há um ano, a operária Iris (Jane Fonda) apaixona-se por um cozinheiro analfabeto, Stanley (Robert De Niro), e juntos dividem um mundo de aprendizados, medos e decepções.

Fiquei muito feliz quando a Classicline anunciou o lançamento em DVD, pela primeira vez no Brasil, de uma das fitas de romance que mais assisti na vida, que é justamente esse delicado conto-de-fadas urbano e sem um pingo de fantasia. É a vida como ela é, sem maquiagem ou frescuras. Quantas vezes vi passar na TV aberta, lembro que uma das primeiras vezes foi numa sessão do “Corujão”, na metade dos anos 90.
Duas lendas do cinema americano duas vezes ganhadores do Oscar se encontram e se entendem em cena, com uma química perfeita: Robert De Niro, no papel de um cozinheiro iletrado e solitário, e Jane Fonda, como uma operária muito trabalhadora, viúva, que mora numa casa com a irmã e os filhos, um lar cheio de problemas de família. Juntos, iniciam um romance onde dividirão as angústias, decepções, mas haverá aprendizado e encantamento. Assistindo hoje, o romance soa um pouco antiquado e ingênuo, mas é de uma ternura indescritível (não tem como não gostar).


É uma adaptação do livro de estreia da escritora britânica Pat Barker, “Union street”, publicado em 1982, cuja história era diferente, sobre a realidade de várias mulheres operárias na era da desindustrialização na Inglaterra. O casal de roteiristas já falecidos Harriet Frank Jr e Irving Ravetch fizeram a adaptação para o cinema, e por terem desenvolvido histórias parecidas sobre a realidade da mulher operária (por exemplo, foram indicados ao Oscar pelo roteiro de “Norma Rae”), conseguiram parte da atmosfera do livro de Pat Barker. E ainda quem dirigiu foi o mestre Martin Ritt, um velho parceiro do casal Frank/Ravetch, do mesmo “Norma Rae” (1979), além de “O indomado” (1963), “Querem me enlouquecer” (1987) e tantos outros. Aliás, “Stanley & Iris” foi a despedida de Ritt, que faleceu no final das gravações, aos 76 anos.
O filme está disponível em DVD pela Classicline! Quem gosta de romance assista sem pestanejar!

Stanley & Iris (Idem). EUA/Canadá, 1990, 102 minutos. Romance. Colorido. Dirigido por Martin Ritt. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: