sábado, 11 de julho de 2020

Cine Cult



Terra prometida

A saga de três amigos de escola na cidade de Lódz, centro da indústria têxtil da Polônia. Hoje adultos, juntam-se para abrir uma fábrica de tecidos.

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1976, é um dos maiores (em termos de duração) e melhores (quanto a qualidade técnica) trabalhos do cineasta autoral Andrzej Wajda, que costumava dirigir de maneira dura para contar a história política e social de seu país natal, a Polônia. Diretor engajado, efusivo, que criou obras de arte impressionantes e ao lado de Krzysztof Kieslowski e Roman Polanski inseriu a Polônia no cenário do cinema mundial.
“Terra prometida” (1975) é uma saga sobre três amigos de infância no início do século XX. Crescidos, tornam-se industriais quando se juntam para abrir uma fábrica têxtil (eles são um engenheiro, um comerciante e um tecelão). Nessa longa narrativa onde acompanhamos suas rotinas de trabalho, amores e desilusões, também é possível compreender o cenário político e econômico da Polônia no período, mais especificamente da cidade de Lódz que sempre foi uma referência na economia do país por ter lá inúmeras indústrias da área de tecelagem (e também foi polo de cinema por muito tempo). A história, baseada no romance de Wladyslaw Stanislaw Reymont (publicado em 1899), com roteiro de Wajda, nos arrebata também por causa da estonteante fotografia, assinada por um trio: Waclaw Dybowski e Witold Sobocinski, que trabalharam em outros filmes do diretor, e Edward Klosinski, o diretor de fotografia do mestre Kieslowski (juntos fizeram “Decálogo”, e dois da Trilogia das Cores, “A igualdade é branca” e “A fraternidade é vermelha”).


Cuidado apenas com as cópias disponíveis no Brasil. A melhor delas está disponível em DVD pela Obras-primas do Cinema no box Andrzej Wajda, contendo “Cinzas e diamantes” (1958), “O homem de mármore” (1977) e “O homem de ferro” (1981), que tem a metragem original de cinema, de 170 minutos; essa cópia está linda! Há em DVD uma da Lume Filmes, com imagem danificada, bem irregular, que é a edição editada estrangeira, com apenas 138 minutos, autorizada pelo diretor. E existe ainda nos Estados Unidos a maior versão de todas, exibida na TV em capítulos, totalizando 204 minutos.
Um verdadeiro cinema de arte de um dos diretores mais cultuados da Europa.


Terra prometida (Ziemia obiecana). Polônia, 1975, 179 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Andrzej Wajda. Distribuição: Obras-primas do Cinema (DVD, de 2019, em box) e Lume Filmes (DVD, de 2010)

Nenhum comentário: