sábado, 18 de julho de 2020

Dos livros para as telas


"Lá embaixo, as sombras se espalhavam pelas paredes. A temperatura caiu, e os sons se tornaram abafados, os degraus macios absorvendo o ruído de nossos pés. Cerca de sete metros abaixo da superfície, a estrutura se alargava em um nível inferior. O teto estava a uns três metros de altura, o que queria dizer que havia cerca de quatro metros de pedra acima de nossas cabeças. A lanterna do rifle da topógrafa iluminava o espaço em volta, mas ela estava de costas para nós, examinando as paredes, que eram de um branco fosco e despidas de qualquer ornamentação".

Trecho de "Aniquilação" (2014), primeiro livro da Trilogia Comando Sul, do escritor americano Jeff VanderMeer, sucedido por "Autoridade" e "Aceitação". Lançado no Brasil pela editora Intrínseca (2018, 200 páginas, tradução de Braulio Tavares), o romance conta a saga de quatro mulheres que partem para uma misteriosa expedição em uma área isolada. Elas chegam a um local intocado pelos humanos, onde devem realizar mapeamentos e estudos científicos, porém se deparam com estranhos e surpreendentes acontecimentos.
Misturando ação, terror, fantasia e toques de sobrenatural, o livro foi cultuado por milhares de leitores ao redor do mundo, e até ganhou uma ótima versão para cinema em 2018, uma produção original do Netflix, que traz no elenco Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson, Gina Rodriguez e Oscar Isaac.
Uma obra instigante, inteligente e que permite várias interpretações! Não deixe de ler. Eu curti à beça tanto o livro quanto o filme!
Obrigado, equipe da Intrínseca, pelo envio do exemplar.




Nenhum comentário: