sábado, 28 de março de 2020

Cine Lançamento


Stalker

Dois homens, chamados de Escritor e Professor, são guiados por um Stalker até uma área de difícil acesso, fechada pelo Exército. Lá encontra-se “A Zona”, onde existe um quarto em que os desejos podem ser realizados.

A obra máxima de Andrei Tarkovsky pela primeira vez em Bluray, numa edição definitiva, recém-lançada pela CPC-Umes Filmes - o filme também saiu em DVD pela mesma distribuidora e está disponível ainda em um box pela Obras-primas do Cinema, junto com “Andrei Rublev” (1966), outro grande filme do cineasta soviético.
Drama com ficção científica, inspirado no livro “Piquenique na estrada”, de Arkadiy Strugatskiy, “Stalker” é uma fita de arte única, com uma fotografia estarrecedora, que alterna colorido, preto-e-branco e sépia, o que coloca a história num lugar e tempo incertos (a impressão é de que seja um futuro apocalíptico, ameaçado por guerras). Misterioso, filosófico, é também um dos filmes mais complexos do cinema, em que os três personagens debatem religião, ciência e desejo, em longas sequências sem som algum (característica fundamental do cinema de Tarkovsky).


Tudo envolve dois homens intelectuais guiados por um stalker até uma região lacrada pelo Exército, onde ocorreu a queda de meteoritos. A área abandonada originou a chamada “Zona”, que poucos têm acesso, e segundo uma velha lenda, escondido por lá existe “O Quarto”, um lugar sagrado, que materializa os desejos. Esses três desconhecidos encaram uma jornada de autoconhecimento, de purificação da alma e da mente, para entender os mistérios da humanidade.
Ganhador do prêmio especial do Júri no Festival de Cannes em 1980, é um filme de difícil acesso, para público restrito, com passagens indecifráveis, que devem ser sentidas e não compreendidas... Tarkovsky em seu momento mais iluminado! (Outras obras complexas do diretor são “O espelho”, “Nostalgia”, “Solaris” e “O sacrifício”, aliás, toda a filmografia dele está disponível em DVD).
Curiosidade: parte da equipe, elenco e o próprio diretor morreram de câncer – as famílias associaram a doença às gravações do filme, que ocorreram em uma usina radioativa aparentemente desativada na Estônia, e por eles terem ficado muito tempo lá, contaminaram-se.

Stalker (Сталкер). URSS, 1979, 161 minutos. Drama/Ficção científica. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Andrei Tarkovsky. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: