quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Viva nostalgia!

.

Flashdance – Em ritmo de embalo

De família pobre, Alex (Jennifer Beals) é uma jovem sonhadora que trabalha em uma fábrica de aço e desenvolve, como hobby, afinidade pela dança. Certo dia, influenciada pelos amigos, resolve se dedicar a colocar os pés na pista. Poderá o talento da garota fazer dela uma exímia dançarina?

Megasucesso de público, “Flashdance” virou fenômeno da cultura pop, manifestando-se como um dos musicais icônicos dos anos 80. A história da menina humilde com talento para a dança foi inspirada na vida de uma operária canadense chamada Maureen Marder, que nas noites de folga atuava como dançarina. O próprio termo “Flashdancers” se refere a essas garotas que, como um flash, despontavam nas pistas.
Brilhantemente fotografado, o filme não ficou datado, e ainda hoje pode ser visto como um dos precursores dos musicais contemporâneos que invadiu o cinema nas décadas passadas.
O famoso compositor Giorgio Moroder (de “O expresso da meia-noite”) escreveu duas das mais famosas canções do filme – “What a feeling” (que ganhou o Oscar em 1984) e a romântica “Lady, lady, lady”. Outras músicas da trilha sonora incluem estouros típicos de hit parade, como “Gloria” e “Maniac” (esta indicada ao prêmio da Academia – o filme obteve ainda duas indicações ao Oscar, nas categorias técnicas de melhor edição e fotografia).
A bela Jennifer Beals, descoberta aqui, não firmou carreira (apesar de carismática, não era boa atriz), e seu papel consiste em abrir o leque para duas mulheres distintas, no caso uma operária que dá o maior duro para sobreviver e ao mesmo tempo uma mulher em transformação quando assume as pistas de dança.
O filme não esconde os típicos temas de superação, garra, busca dos sonhos, e lógico o final é previsível e bastante feliz.
“Flashdance” sai em nova edição em DVD, na coleção “Musicais”, junto com “Grease” e “Os embalos de sábado à noite”, recheado de extras inéditos. Quem não viveu a época, vale conhecer sem compromisso. Por Felipe Brida

Flashdance – Em ritmo de embalo
(Flashdance). EUA, 1983, 95 min. Musical. Dirigido por Adrian Lyne. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: