terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cine Lançamento

.

Trabalho interno

Documentário estarrecedor sobre a crise mundial de 2008, que deturpou a economia norte-americana espalhando para o mundo o colapso financeiro. Assim como o “crash” da Bolsa de Valores em 1929, milhões de pessoas perderam tudo da noite para o dia.

A tagline na capa ironiza: “O filme que custou mais de $ 20 trilhões para ser feito”. O valor em questão é o amargo resultado da maior crise financeira dos últimos tempos, registrada com exatidão e uma infinidade de explicações técnicas nesse premiado documentário, vencedor do Oscar esse ano.
O filme serve para entender o complicado esquema de negociação, transações e acordos entre bancos americanos com instituições variadas cujo desfecho trágico atingiu, inicialmente, o setor imobiliário dos Estados Unidos. Como uma bola de neve gigantesca, a crise varreu o país, enfraquecendo a maior potência mundial. Pessoas ricas perderam casas e bens, e os pobres ficaram ainda mais miseráveis. Firmas faliram, indústrias quebraram, e muita gente do alto escalão político sentiu a danação.
Acaba sendo uma história de crime com rigor de detalhes – “Trabalho interno” nasceu da investigação surpreendente do cineasta Charles Ferguson, corajoso por sinal, que para alcançar os objetivos gravou uma série de entrevistas contundentes de especialistas na área (bancários, políticos, jornalistas econômicos, chefes de governo), ou seja, o documentário vem de uma ampla pesquisa de campo, informativa, ilustrada e bem complexa de entender.
A mensagem é clara e serve de alerta: a relação desenfreada de poder entre bancos, políticos e diversos setores da sociedade de cuja relação prostituída pode nascer um bicho de sete cabeças. E foi o que aconteceu em 2008, fato que até hoje causa revolta. E assistindo a esse documentário feroz, que mais parece um filme de terror, o público desliga a TV com ar de indignação frente a tanta sujeira gerada pelo capitalismo.
O diretor rodou apenas outro trabalho, “No end in sight” (inédito no Brasil, de 2007), indicado ao Oscar de documentário, também sobre tema semelhante – uma análise crítica sobre a ocupação do Iraque durante o governo Bush.
Necessário para interessados no assunto, “Trabalho interno” participou também de festivais importantes, como Cannes e Toronto. Em DVD. Por Felipe Brida

Trabalho interno
(Inside job). EUA, 2010, 109 min. Documentário. Dirigido por Charles Ferguson. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: