sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Viva Nostalgia!

.
Grease – Nos tempos da brilhantina

Califórnia, anos 50. O bonitão Danny (John Travolta) e a charmosa Sandy (Olivia Newton-John) estudam em escolas conservadoras. Ambos se amam, porém ela terá de largá-lo quando é chamada para retornar ao seu país, Austrália. Do dia para a noite os planos mudam, e Sandy se matricula na mesma escola de Danny, causando ciúmes nas meninas bonitas do colégio, que estão a fim de namorar o jovem recém-solteiro.

Sucesso de público em 1978, “Grease – Nos tempos da brilhantina” é daqueles filmes ingênuos que arrastou multidões aos cinemas. Registra uma época tão distante da atual, sobre o comportamento dos jovens nos anos 50, com cabelos com brilhantina, topetes, o início das roupas de couro coladas no corpo, as saias rodadas, as danças de salão e o rock n’roll prestes a germinar.
O casal John Travolta e Olivia Newton-John, com intensa química e carisma, marcou toda uma geração com as músicas “You’re the one that I want” e “Summer nights” (“Tell me more”), ainda hoje lembrada nos revivals dos anos 70.
Com visual colorido (tachado hoje de brega), o musical teve indicado ao Oscar de canção original (“Hopelessly Devoted to You”), de John Farrar, e também ao Globo de Ouro (em cinco categorias – Ator para Travolta, Atriz para Olivia, Filme – Musical ou Comédia, e em duas canções famosas, a da abertura, “Grease”, de Barry Gibb, dos Bee Gees, e “You’re the one that I want”).
Foi o melhor trabalho do diretor Randal Kleiser, o mesmo de “A lagoa azul” e “Amantes de verão”, especializado em fitas para jovens.
É um prazer rever e lembrar com saudade, ainda mais em edição dupla de colecionador, distribuída pela Paramount, com uma série de extras inéditos (making of, trailers, documentários), encontrado à venda em preço promocional nas lojas. Por Felipe Brida

Grease – Nos tempos da brilhantina
(Grease). EUA, 1978, 110 min. Musical. Dirigido por Randal Kleiser. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: