sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Viva Nostalgia!

.

Perdição por amor

Carrie Meeber (Jennifer Jones) é uma jovem interiorana que sai do Meio-Oeste Americano rumo a Chicago, onde ganha dinheiro como amante dos homens ricos da cidade. Um dos clientes, George Hurstwood (Laurence Olivier), gerente de um restaurante de luxo, larga a esposa para ficar com a bela garota. Do dia para a noite Carrie atinge o estrelato e passa a atuar em uma famosa peça teatral. Hurstwood, abandonado por ela, vê o mundo ruir e cai na miséria.

Clássico da Paramount lançado em 1952, estreou em pleno Macarthismo (Caça às Bruxas), condenado por cineastas e críticos pelo tema ousado (a personagem central, Carrie, é uma prostituta descompromissada, que faz capacho dos homens que a amam), além de ter fracassado pelo teor amargo e desfecho trágico, algo que, na época, era rejeitado pelo grande público não disposto a ver tragédias amorosas nas telas.
Hoje, revendo, o filme continua frio, em especial da metade para o final. Lembra muito “O anjo azul” (1930), o clássico alemão de Sternberg, com Marlene Dietrich na pele da dançarina que destrói o professor conservador (Emmil Jannings).
Tudo isto não prejudica a qualidade técnica e temática desse drama baseado no romance “Sister Carrie”, de Theodore Dreiser, lançado em 1900 (o título teve de ser mudado para que não causasse a sensação de que fosse uma história sobre freira). O notório ator Laurence Olivier se destaca como o milionário que acaba falido nas mãos de uma mulher fatal, Jennifer Jones, a tal da Carrie.
De clima pesado, “Perdição por amor” pode ser visto como um anti-conto de fadas, de certa forma perverso, sem concessões, original e com cenografia elegante, menção à virada do século XIX para o XX.
Recebeu duas indicações ao Oscar em 1953 (melhor figurino e direção de arte) e foi relançado pela Paramount na coleção ‘Clássicos’. Conheça. Por Felipe Brida

Perdição por amor
(Carrie). EUA, 1952, 118 min. Drama. Dirigido por William Wyler. Distribuição: Paramount Píctures

Nenhum comentário: