segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cine Lançamento

.

Thor

O guerreiro Thor (Chris Hemsworth) desobedece às leis do seu pai, o rei Odin (Anthony Hopkins), ao se vingar dos inimigos que tentavam um acordo de paz no reino de Asgard. Como punição, ele é expulso da terra natal, perde os poderes (como o martelo Mjolnir) e é enviado ao planeta Terra. Thor, agora um ser humano comum, conhece um grupo de cientistas, liderado por Jane Foster (Natalie Portman). Enquanto ele sai em busca do martelo, que lhe dava forças, seu irmão Loki (Tom Hiddleston) inicia um terrível plano para assumir o trono, iniciando uma batalha tanto na Terra quanto em Asgard.

Megassucesso de público, a badalada aventura “Thor” faturou quatro vezes o orçamento nas salas do mundo inteiro, cuja bilheteria, bota rentável nisso, atingiu a marca de U$ 500 milhões. Com produção sofisticada, classe A, a empolgante história acompanha o início da trajetória do famoso super-herói da Marvel, baseado no personagem da mitologia nórdica que representa o mais forte dos deuses já criados no imaginário. Thor, o Deus do Trovão, conforme o paganismo germânico, era intolerante, com arrogância suprema e desafiador. Banido após desrespeitar o pai, Odin, rei de Asgard, teve os poderes retirados e, para pagar o “crime” cometido, foi enviado para a Terra, onde acaba sendo encontrado (atropelado, melhor dizendo) por cientistas. O filme inicia com tudo isto: a batalha em Asgard (local habitado por deuses, separando-os dos mortais que viviam na Terra, chamada de Midgard), a expulsão de Thor do planeta e a chegada dele até os humanos terrestres. E a partir daí a aventura se completa quando o Deus do Trovão passa a ser perseguido pelos aliados do irmão, que quer ser o rei no lugar do pai adoentado.
O visual retrô (que lembra a cenografia brega de “Flash Gordon”, com muita cor prata e dourada) tenta manter a fidelidade dos quadrinhos, mas para alguns pode soar kitsch, carregado demais para um filme de super-herói – isto é o de menos em um trabalho fiel ao desenho original. Aliás, o ator australiano Chris Hemsworth como Thor dribla bem se dividindo entre o guerreiro arrogante que se “passa” por humano e depois retoma as forças ao localizar o poderoso martelo, a marca registrada do personagem.
Tem ainda Natalie Portman, vencedora do Oscar esse ano por “Cisne negro”, como o par romântico, Stellan Skarsgaard e Colm Feore, além de Anthony Hopkins.
Os bons efeitos visuais aliados à direção de arte, em especial no país de gelo (os principais inimigos de Thor, os “gigantes de gelo”, foram reconstruídos com exatidão), criam o clima perfeito para uma desfrutável fita sobre mitologia, com ritmo movimentado, que garante a diversão de jovens e adultos. Conheça. Por Felipe Brida

Thor
(Idem). EUA, 2011, 115 min. Aventura. Dirigido por Kenneth Branagh. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: