quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cine Lançamento

.

Reencontrando a felicidade

Casal perde o filho de quatro anos em um atropelamento. A mãe, Becca (Nicole Kidman), não se conforma, vivendo o pior momento de sua vida. O marido, Howie (Aaron Eckhart), tenta trazer o consolo para a mulher. Certo dia aceitam o convite de participarem de um grupo de terapia de casais que perderam entes queridos. Ao mesmo tempo que Becca começa a olhar de forma diferente o seu novo dia-a-dia, resolve se aproximar do rapaz acusado pela morte de seu filho, Jason (Miles Teller), um desenhista altamente desiludido.

Um fita sensível que deu à Nicole Kidman uma terceira indicação ao Oscar, esse ano (ela ganhou pelo papel da escritora suicida Virginia Woolf em “As horas”, em 2003). Grande atriz de inegável beleza, transmite com naturalidade a tristeza de uma jovem mãe que acabara de perder o filho pequeno em um trágico acidente de carro (atropelado por um jovem). À beira do caos, isola-se em casa com o marido, enxerga o mundo com aspecto negativo, entregando-se às crises emocionais. Em suma: Nicole conduz o clima dramático com exatidão, sem ser piegas, num papel difícil de uma mulher sofredora.
O público entende, com o andamento da história, o significado do título original metafórico (“Rabbit hole”), alusão ao famoso buraco do coelho de “Alice no País das Maravilhas”, um lugar obscuro, misterioso, onde a personagem esconde-se para fugir da amarga realidade. É nesse ponto crucial que aceita o medo ao se aproximar do assassino do filho, um rapaz frustrado e sozinho.
Ao contrário do que parece, “Reencontrando a felicidade” não chega a ser desesperador como os tristes “O quarto do filho” e “Entre quatro paredes”. É delicado, narrado com certa poesia, sem causar comoção como o tema aparenta.
Baseado na peça de David Lindsay-Abaire, o filme traz ainda, no elenco, dois artistas fortes que provocam ar intenso de dramaticidade, cujos papéis sempre causam embate com a protagonista: Aaron Eckhart (o marido) e a duas vezes premiadas com o Oscar Dianne Wiest (a mãe de Becca, mulher de comportamento petrificado).
Nicole também concorreu a diversos outros prêmios, como SAG, Globo de Ouro etc. Em DVD pela Paris Filmes. Por Felipe Brida

Reencontrando a felicidade
(Rabbit hole). EUA, 2011, 91 min. Drama. Dirigido por John Cameron Mitchell. Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário: