quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Resenha

.

Balé Russo

Documentário sobre a trajetória da companhia “Ballets Russes”, formada inicialmente na França por imigrantes russos na primeira década do século XX, cujas técnicas impulsionaram o balé moderno pelo mundo afora.

Retrato íntimo sobre o grupo de dançarinos e coreógrafos de origem russa que atuaram no “Ballets Russes”, a mais famosa companhia de balé do mundo, idealizada na França e que depois seguiu para os EUA. A partir de uma série de depoimentos dos sobreviventes constrói-se um rico estudo de caso sobre eles, que remodelaram, com técnicas, ritmos e danças inovadoras, essa antiga modalidade de dança.
A Ballets Russes existiu de 1909 a 1929, pelas mãos do empresário artístico Serge Diaguilev (1872-1929), que reuniu os melhores coreógrafos e dançarinos da época, como Balanchine, Nijinski e Anna Pavlova. Com a morte de Diaguilev, o grupo se desfez, só sendo remontado com remanescentes russos e outros parisienses na metade dos anos 30, agora com o nome “Ballets Russes de Monte Carlo”. Este apareceu em filmes clássicos e existiu forte até a Segunda Guerra, quando alguns de descendência judia foram perseguidos pelo Nazismo (alguns morreram em campos de concentração).
Com o tempo de vida contado, frente à crise mundial durante o início da Guerra Fria, o Ballets Russes se cindiu. Cada um dos integrantes trabalhou por conta própria; parte continuou no cinema, outros montaram a própria companhia de teatro, uns rumaram para áreas distintas.
Feito em 2005, esse extenso painel sobre o Ballets é explicado por membros ainda vivos, que narram com saudade a juventude no grupo. Alguns deles são Irina Baronova (1919–2008), Alicia Markova (1910–2004 – falecida durante as gravações), Marc Platt (1917- ator de “Sete noivas para sete irmãos”), Wakefield Poole (1936-, diretor de filmes gays nos anos 70), Yvvonne Craig (1937- que depois se tornaria a Batgirl no seriado Batman) e o famoso dançarino George Zoritch (1917-2009).
Um elegante documentário, um pouco longo e repetitivo, mas que tem todo seu encanto e magia por causa do tema atrativo. Um deleite para quem aprecia dança clássica ou tem afinidade com o balé. Por Felipe Brida

Balé Russo (Ballets Russes). EUA, 2005, 118 min. Documentário. Dirigido por Daniel Geller e Dayna Goldfine. Distribuição: Europa Filmes

Nenhum comentário: