terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cine Lançamento

.

Invasão do mundo: Batalha de Los Angeles

Imensas naves alienígenas caem na Terra em forma de chuva de meteoros. De dentro delas, criaturas metade robô metade animal escapam, atacando os humanos. A cidade-alvo é Los Angeles, que em poucos dias vira palco de uma batalha entre homens e seres intergalácticos. Para conter a destruição em massa, o sargento Michael Nantz (Aaron Eckhart) convoca uma tropa de destemidos fuzileiros navais, que iniciam uma furiosa guerra. Aos poucos Nantz percebe que o ataque extraterrestre se alastra pelo mundo inteiro, colocando assim a raça humana em perigo.

Com orçamento caro, em torno de U$ 100 milhões, rendeu pouco mais da metade somente no fim de semana de estréia nos Estados Unidos. Ou seja, o filme por si só quase se pagou em três dias de exibição – e depois, com a bilheteria ao redor do mundo, encheu o bolso dos produtores.
Só que “Invasão do mundo” dá errado. É mais uma fita patrioteira sobre marines (ou fuzileiros navais, como queiram) salvando os EUA de ataques extraterrestres. Não tem medo algum em se declarar como uma apologia danada ao revide (duvidoso, claro) que os norte-americanos dão quando se sentem ameaçados, seja por invasão no próprio país ou quando invadem outro.
A história acompanha um grupo seleto de homens bravos que abraçam de corpo e alma a missão de destruir, com metralhadoras singulares, gigantescas naves de outro mundo, que dela saem alienígenas munidos de armas tecnologicamente mais avançadas. Ao longo do filme o público participa de um jogo de videogame, só com efeitos visuais, barulheira, explosões, ETs robóticos, aquela parafernália que já vimos por aí. Precisa mais para saber o final? Quem leva a melhor? Quem?
De novo o diretor Jonathan Liebesman, de fitinhas de terror como “No cair da noite” (2003) e “O massacre da serra elétrica: O início” (2006), comete furada com um roteiro infeliz – só que vibrante o rapaz está, pois faturou um bocado com essa aventura. Por Felipe Brida

Invasão do mundo: Batalha de Los Angeles
(Battle Los Angeles). EUA, 2011, 116 min. Ação/ Ficção científica. Dirigido por Jonathan Liebesman. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: