segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cine Lançamento

.

As mães de Chico Xavier

Três mães enfrentam um período difícil em suas vidas. A artista plástica Ruth (Via Negromonte) questiona seus atos quando interna o filho adolescente em uma clínica de reabilitação para usuários de droga. Enquanto isso a professora Lara (Tainá Muller), grávida, é abandonada pelo namorado. E a jovem Elisa (Vanessa Gerbelli) entra em profunda depressão quando perde o filho pequeno, morto em uma queda. Todas, desconsoladas, procuram conforto nas palavras do médium Chico Xavier (Nelson Xavier).

Na onda de filmes sobre Espiritismo, que vem ganhando força no Brasil devido à grande parcela de espíritas, surge mais essa fita, um projeto fraco dos mesmos criadores de “Bezerra de Menezes – Diário de um Espírito”, a dupla de cineastas cearenses Glauber Filho (sem parentesco com Glauber Rocha) e Halder Gomes. Junto com o precário “Bezerra”, “As mães” é deficiente, cansativo, com excesso de personagens e histórias confusas, mal resolvidas.
No filme, três histórias familiares trágicas se desenrolam sucessivamente, sem amarração. Em todas há a figura cativante do médium e líder espírita Chico Xavier por trás, papel em que Nelson Xavier repete a dose como fez no ótimo “Chico Xavier” – aqui aparece com menos freqüência, mas sempre com simpatia e perfeita composição. Ele transcreve cartas para o consolo dos familiares que perderam um ente e também expõe ensinamentos espíritas para dar apoio ao baixo astral que as três mulheres do filme apresentam. Mas o foco não é nele e sim nas tais mães.
O problema disso tudo é a falta de vigor na direção, que perde a linha misturando as tramas, deixando de mostrar com clareza os acontecimentos (a do filho adicto, por exemplo, só é esclarecido no desfecho), sem contar o roteiro piegas, melodramático. Diferente de “Chico Xavier” e “Nosso lar”, não tem elementos fortes para emocionar ou mesmo prender a atenção.
Em todo caso houve recepção calorosa do público nos cinemas, mas não espere grandes novidades.
Traz participação de Herson Capri e Caio Blat. Encerra, conforme nota nos créditos, as comemorações pelo centenário de vida do médium – no término inseriram a bonita canção “O sal da terra”, de Beto Guedes, aliás a trilha sonora é de outro integrante do Clube da Esquina, Flávio Venturini. Por Felipe Brida

As mães de Chico Xavier
(Idem). Brasil, 2010, 109 min. Drama. Dirigido por Glauber Filho/ Halder Gomes. Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário: