terça-feira, 2 de agosto de 2011

Resenha

.

Infância roubada

Seis dias na vida de David (Presley Chweneyagae), apelidado de ‘Tsotsi’, líder de uma violenta gangue de Johanesburgo, na África do Sul. Tudo começa com uma briga no bar, que desencadeia o roubo de um veículo. David atira na motorista e foge, sozinho. Mas um bebê no banco de trás do carro mudará para sempre a rotina daquele jovem delinquente.

Vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2006, essa co-produção África do Sul e Inglaterra projetou o diretor Gavin Hood, que mais tarde dirigiria “X-Men Origens: Wolverine”. Na época do lançamento, foi apontado como o ‘Cidade de Deus’ africano. Isto porque a história lembra vagamente o filme brasileiro, as favelas de lá e as daqui se assemelham, assim como o estilo dos jovens marginais. Mas não vamos exagerar... o projeto de Hood, pessoal, bonito, com roteiro marcante, não chega perto do nosso, que tem mais profundidade psicológica, narrado com excepcional virtuosismo, além dos momentos nervosos e assustadores, aliás, o plot é outro.
“Infância roubada” existia no papel como projeto antigo do cineasta, baseado no romance do africano Athol Fugard, com apenas a adaptação de épocas – o livro se passa nos anos 70 e agora transpuseram para a atualidade. Retrata breves dias na vida de um jovem sem perspectivas, apelidado de ‘Tsotsi’ (título do filme, que, na língua dos africanos, significa ‘ladrão de rua’). Envolve-se em confusões até roubar um carro, a mão armada – e ferir a motorista. Na fuga, depara-se com uma criança de colo no banco do veículo; a redenção do personagem reside aí: ele não abandona o bebê e passa a cuidar dele, escondido, fugindo da polícia e dos familiares da criança (que são de classe média).
É um pequeno painel sobre a violência na África do Sul, com uma história aonde o vilão desgarrado vai se tornando o herói. Serve também como um estudo sobre a delinqüência na juventude. Procure conhecer.
Saiu em DVD duplo pela Europa Filmes, com making of e o bom curta-metragem “The storekeeper” (1998), primeiro trabalho de Gavin Hood. Por Felipe Brida

Infância roubada
(Tsotsi). África do Sul/ Inglaterra, 2005, 94 min. Drama. Dirigido por Gavin Hood. Distribuição: Europa Filmes

Nenhum comentário: