terça-feira, 9 de agosto de 2011

Resenha

.

Descaminhos

Documentário brasileiro sobre ferrovias ativas que cortam 55 cidades em quatro estados. Ao longo de oito mil quilômetros de trilhos, histórias de vida são narradas por uma série de pessoas simples que recordam do passado e comentam a importância do trem para cada uma delas.

“Descaminhos” pode ser definido como um poema filmado, de teor nostálgico. Compõe o documentário seis episódios diferentes, curtinhos, sobre lugares esquecidos e cidadãos humildes, sempre com o trem permeando a rotina desse grupo de indivíduos.
Começa com uma poesia narrada pela atriz Berta Zemel, com paisagens, trilhos e mais paisagens repetindo-se lentamente; em seguida ouvimos depoimentos de maquinistas, construtores de ferrovias e usuários de trem, que moram em cidadezinhas por onde o cavalo de ferro ainda passa. Eles falam com saudosismo de um tempo morto, que não voltará, lembram o progresso que os trens trouxeram no início do século XX, tornando aqueles meros fatos em críticas sociais e políticas. Porém não deixam de contar histórias de encontros, desencontros, de nascimento e morte. As imagens construídas surgem por ângulos inusitados (do alto das locomotivas, de dentro dos vagões, por baixo dos assentos), sem muito compromisso.
Rodado por um grupo de oito jovens cineastas de Minas Gerais, o trabalho tem um quê de videoarte, bem triste. Durante 36 dias a equipe gravou “Descaminhos”, acompanhando as poucas ferrovias que ainda operam no país, em quatro estados – passam pela Serra da Mantiqueira, Serra do Mar, vilarejos em Minas, cidadelas baianas e ruínas no sul.
A abertura do documentário é dirigida pela cineasta Marília Rocha, a mesma de “Aboio”, “Acácio” e “A falta que me faz”, filmes que participaram de inúmeros festivais importantes de cinema.
“Descaminhos” esteve no festival “É tudo verdade” no Rio em 2007 e ganhou ainda prêmios em mostras independentes na Rússia, Espanha e Alemanha e no Festival de Havana.
Bastante curto, com certa aridez na forma, serve de estudo para interessados no assunto. Por Felipe Brida

Descaminhos
(Idem). Brasil, 2007, 75 min. Documentário. Dirigido por oito jovens cineastas. Distribuição: Lume Filmes

Nenhum comentário: