segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cine Lançamento

.

Rango

Após um acidente de trânsito no meio do Deserto de Mojave, Rango (voz de Johnny Depp), um esperto camaleão, fica perdido no Velho Oeste da Califórnia. Vagando sem destino, chega a um vilarejo dominado por animais brutos. Lá, os habitantes sofrem com a falta de água e ao mesmo tempo temem a chegada de um grupo de bichos pistoleiros. Nomeado xerife, Rango passa a ser visto como herói. Sobra para ele organizar estratagemas para proteger os novos amigos da tenebrosa seca.

Impecável animação para adultos produzida em computação gráfica, com uma gama de atores renomados emprestando suas vozes para os mocinhos e os bandidos da trama, como Johnny Dep, Isla Fisher, Abigail Breslin, Ned Beatty, Alfred Molina, Bill Nighy, Harry Dean Stanton e Ray Winstone.
Dirigido por Gore Verbinski (parceiro de Depp nos três primeiros “Piratas do Caribe”), dificilmente servirá de entretenimento para crianças, devido à história transcorrer no deserto, com figuras estranhas, e ter todo o clima de western (saloon, cavalgadas, duelo entre pistoleiros etc).
Todos os personagens são animais típicos da região hostil de Mojave, na California, como tarântulas, raposa-do-deserto, cascavel, ratos, lagartos, águia, além de outros excentricos (e muito feios) – sapo-de-chifre, porco-espinho e o monstro-de-gila, onde lutam pela sobrevivência enfrentando a falta de água, ou seja, o filme tem inclinações críticas insistindo nessa antiga preocupação mundial.
Com ritmo ágil, orçamento alto (custou U$ 135 milhões) e sacadas brilhantes, torna-se ainda mais prazeroso para quem conhece a fundo cinematografia. Sabe por quê? A animação faz referências inteligentes a fitas de faroeste, como vários de Sergio Leone e Clint Eastwood. Aliás, “Clint” aparece personificado pelo “Espírito do deserto” (voz de Timothy Olyphant), um atirador moderno, motorizado. E o próprio Rango (nome dúbio que vem da lenda de Durango Kid e também da cidade mexinaca Durango) acaba vestindo uma malha jogada nos ombros, como a de Clint em “Três homens em conflito”.
As citações aparecem também na trilha sonora de Hans Zimmer, em homenagem ao mago Ennio Morricone, dos faroestes clássicos. Em uma sequências particular, resignifica “Apocalypse Now” com a música “A cavalgada das Valquirias”, de Wagner – em vez de helicópteros, os bichos pistoleiros se equilibram em morcegos.
Ótimo exemplar de animação para adultos, um primor para os mais inseridos. No DVD há duas versões, a de cinema (107 min) e a estendida, com quatro minutos a mais. Como extra traz ainda um material especial sobre os animais do deserto que aparecem em “Rango”. Por Felipe Brida

Rango (Idem). EUA, 2011, 107 min. Animação. Dirigido por Gore Verbinski. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: