sexta-feira, 8 de julho de 2011

Resenha

.

Tolerância zero

Nova York, anos 60. O jovem Danny Balint (Ryan Gosling) estuda em uma escola judaica que, aos poucos, desapega-se da religião e se torna um violento seguidor dos ideais neonazistas. A personalidade do rapaz muda por completo, assim como seu cruel comportamento, levado às últimas conseqüências, começa a chamar a atenção da comunidade local.

Considerado pela crítica estrangeira como um dos grandes filmes da década passada, “Tolerância zero” (produzido em 2001) é baseado em um caso real ocorrido em Nova York na segunda metade da década de 60. Narrado com frieza, mostra a trajetória de um jovem, Danny Balint, criado desde a infância na religião judaica, porém, quando adolescente, envolve-se com um grupo de neonazistas, adotando a ideologia. Dentro do padrão habitual, o rapaz raspa a cabeça, veste roupas com o símbolo da suástica, repudia homossexuais e judeus e passa a atacá-los em plena luz do dia (tais seguidores ainda existem espalhados pelo mundo inteiro cometendo crimes como agressão e assassinato). Só que Balint desenvolve perturbações mentais ao questionar religião, fé e moral, pois estaria ele propagando a violência (aquilo que a sociedade condena) e desrespeitando os ensinamentos do Torá (a cartilha-base do Judaísmo).
Com final metafórico, o drama surpreende pela história que aproxima duas ideologias tão distintas em um personagem único. Por isso, o filme serve para reflexão em torno da intolerância religiosa.
Tudo se encaixa graças ao ator Ryan Gosling em uma atuação precisa, sem exageros, num papel difícil em que o público não terá simpatia por ele. Um momento notório de sua brilhante carreira (é o mesmo ator de “Um crime de mestre”, “Diário de uma paixão”, e indicado ao Oscar por “Half Nelson – Encurralados”, de 2008, ainda não distribuído no Brasil).
“Tolerância zero” ganhou prêmios em festivais de cinema, como ator e diretor (este levou o Grande Prêmio do Júri em Sundance, também concorrendo, com Gosling, ao Independent Spirit Awards). Procure conhecer esse filme independente de grande sucesso de crítica. Por Felipe Brida

Tolerância zero (The believer). EUA, 2001, 98 min. Drama. Dirigido por Henry Bean. Distribuição: Europa Filmes

Nenhum comentário: