quarta-feira, 27 de julho de 2011

Morre o diretor Michael Cacoyannis aos 89 anos

.

O cineasta e roteirista de origem grega Michael Cacoyannis faleceu na última segunda-feira (dia 25) em Atenas. Ele tinha 89 anos. As causas da morte não foram divulgadas.

Cacoyannis tornou-se o grande nome do cinema na Grécia, alcançando o sucesso em Hollywood na década de 60. Ficou famoso por dirigir a obra-prima "Zorba, o grego" (1964), drama querido por pessoas do mundo inteiro. Projetou as atrizes gregas Irene Papas e Melina Mercouri, e ao longo da carreira, que durou 44 anos, recebeu três indicações ao Oscar - todas em 1965 pelo filme "Zorba" (melhor filme, roteiro adaptado e direção). Concorreu sete vezes em Cannes, onde ganhou o prêmio especial por "Elektra - A vingadora" (1961), e também participou de outros nove festivais e premiações de cinema, como Berlim, Bafta, Montreal e Globo de Ouro.

Rodou apenas 14 longas-metragens, um filme para a TV e um documentário, quase todos adaptações de tragédias gregas. Seu último trabalho foi em 1999, com o drama "The cherry orchard".
Abaixo transcrevo texto integral que escrevi especialmente para o meu primeiro blog, "Setor Cinema", publicado em 11 de abril de 2003, sobre o diretor Cacoyannis, um de meus preferidos.


Michael Cacoyannis: Promovendo a cultura grega no cinema mundial

O diretor e suas características:

Nascido em 11 de Junho de 1922, em Limassol (Chipre), com o nome Mihalis Kakogiannis, o diretor, que desenvolveu o cinema grego nos anos 60, tornou-se um ícone grandioso, hoje esquecido. Seu estilo era único e inimitável: utilizava fotografias naturais da Grécia como ponto de partida das histórias realistas, os personagens eram humildes e esperançosos, valorizava as músicas e as danças típicas do local, além de propor finais fatalistas e/ou pessimistas.
Fez uma parceria com o músico Mikis Theodorakis (1925-), realizando "Zorba - O Grego", "Ifigênia" e "Electra - A Vingadora", além de trabalhar bastante com George Foundas (1924-), ator preferido de Cacoyannis.
Atuou como ator (não creditado) em dois filmes: numa pequena participação em "César e Cleópatra" (1945) e "Uma Questão de Dignidade" (1957). Além disso, foi editor e produtor de muitos dos seus filmes.
Seu último trabalho foi "The Cherry Orchard" (1999). Atualmente está afastado das telas.

Principais filmes:

Stella (1955)
Elenco: Melina Mercouri, George Foundas, Alekos Alexandrakis, Voula Zouboulaki, Dionyssis Papayannopoulos.
Sinopse: Stella é uma cantora de vila que começa um relacionamento amoroso com um homem que mora no mesmo local.
Características: Drama com toques de romance, problemas socias envolvendo a população e final trágico.

A Mulher de Negro (To Koritsi me ta mavra - 1956)
Elenco: Ellie Lambeti, Dimitris Horn, George Foundas, Eleni Zafiriou, Stephanos Stratigos.
Sinopse: O drama mostra a vida de Marina, moça que, ainda abalada com a morte da irmã, vive vestida de negro e dificilmente mantêm contato com outras pessoas.
Características: Melodrama, sentimento de angústia totalizante nos personagens e notável agilidade na direção.

Uma Questão de Dignidade (To Telefteo psemma - 1957)
Elenco: Ellie Lambeti, Michalis Nikolinakos, Eleni Zafiriou, Dimitris Papamichael, Athena Michaelidou.
Sinopse: Chloe precisa ajudar sua família pobre, então é forçada a se casar com homem rico, mesmo estando apaixonada por outra pessoa.
Características: Drama emotivo, vingança como meio de sair dos problemas e final inesperado.

Electra - A Vingadora (Ilektra - 1962)
Elenco: Irene Papas, Yannis Fertis, Aleka Katselli, Theano Ioannidou, Notis Peryalis.
Sinopse: Baseado na mitologia, a história mostra a trajetória de Electra, mulher que se une ao irmão desaparecido para se vingar do assassinato do pai.
Características: Um dos filmes mais densos do diretor, saindo de sua linha habitual, criando uma atmosfera perturbadora e incrivelmente mágica. Papas está num papel sinistro e marcante com seu cabelo quase raspado (o close no olhar dela, em várias situações, representa tudo o que se passa com a personagem).

Zorba, o Grego (Alexis Zorba - 1964 - foto ao lado)
Elenco: Anthony Quinn, Alan Bates, Irene Papas, Lila Kedrova, Sotiris Moustakas, George Foundas, Anna Kyriakou.
Sinopse: Basil é um escritor inglês que vai conhecer a Ilha de Creta. Lá, envolve-se com um sujeito excêntrico, Zorba, e suas idéias magníficas.
Características: Drama suntuoso, com belas paisagens das praias gregas; o final é pessimista, mas sugere aquela idéia de "que nunca devemos deixar de lado os nossos sonhos, sempre tentando chegar ao topo" e um pouco do carpe diem ("aproveite o momento"; "não deixe nada para depois"). Considerado o melhor filme do diretor, tornou-se um clássico, reunindo um elenco excepcional: Bates (1934-2003) no início de carreira, Quinn (1915-2001) no seu auge, Papas, numa pequena e marcante participação, e Kedrova (1918-2000), interpretando a cômica Madama Hortense, na qual levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por este filme (e que considero uma das melhores interpretações femininas no cinema). Ganhou também os Oscars de direção de arte e fotografia.

Outros filmes do diretor: Eroica (1960), The Trojan Women (1971), Ifigênia (1977), A História de Jacó e José (1975), The Cherry Orchard (1999), entre outros.

http://www.setorcinema.blogger.com.br

Nenhum comentário: