sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cine Lançamento

.

Deixe-me entrar

Desprezado pelos amigos por ser um garoto tímido, Owen (Kodi Smit-McPhee) mora com a mãe na gélida cidade de Novo México, nos EUA. Todos os dias apanha dos colegas de sala. Numa noite conhece a nova vizinha, Abby (Chloe Moretz), uma menina misteriosa. Ambos se aproximam, e Owen desconfia que ela guarda um segredo. Um dia a vê tomando sangue humano, colhido pelo pai (Richard Jenkins). Paralelamente a polícia local recebe informação sobre uma série de desaparecimentos. Então um veterano investigador (Elias Koteas) aparece para desvendar o caso.

Remake sem novidades do exemplar cult sueco de drama que mistura terror “Deixe ela entrar” (2008), inédito em DVD. Realmente a crítica não exagerou em afirmar que o filme original, que assisti nos cinemas em São Paulo, é uma pequena obra-prima, com horror sutil e um texto magnífico sobre vampirismo infantil (só para ter ideia concorreu em 44 festivais de cinema no mundo, dentre eles o Bafta de filme estrangeiro).
Enquanto isso, a refilmagem americana “Deixe-me entrar” extrai a sutileza do macabro e substitui aquilo que ficava no ar pelo terror convencional, sanguinário por sinal. Não é ruim e está longe de ser uma decepção – o filme é bonzinho, mas inferior ao sueco. A produção é bem cuidada, a história difere-se da avalanche de filmes pavorosos do gênero que vemos por aí, tem suspense, sustos etc. O grande problema é: refaz um trabalho sem acrescentar nada até porque o original nasceu espetacular.
Restaura com eficiência a clássica história sobre vampiros, que sugam sangue, só que em versão moderna (nada a ver com “Crepúsculo” e “Lua nova”, oche!). Por trazer reviravoltas marcantes, deixo de explorar mais para não estragar as surpresas. Preste atenção em cada cena, nos detalhes, em especial na atuação dos dois garotos centrais, e no desfecho assustador na piscina do colégio.
Dirige o filme Matt Reeves, de “Cloverfield – Monstro” (2008), com roteiro dele, adaptado do romance “Deixe ela entrar”, do sueco John Ajvide Lindqvist. Pela falta do original nas locadoras, procure este aqui. Por Felipe Brida

Deixe-me entrar (Let me in). EUA/Inglaterra, 2010, 115 min. Horror/ Drama. Dirigido por Matt Reeves. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: