terça-feira, 5 de julho de 2011

Resenha

.
A sombra e a escuridão

África, 1898. O engenheiro John Patterson (Val Kilmer) chega ao vilarejo queniano de Tsavo para construir uma ponte. Poucos dias depois, com as obras em andamento, depara-se com dois leões assassinos que aterrorizam os operários. Toda a comunidade fica acuada com medo daqueles animais, apelidados de Sombra e Escuridão. Até que um experiente caçador, Charles Remington (Michael Douglas), é designado para matar os temíveis bichos.

Exemplar fita de aventura com clima de suspense, baseada na história verídica dos leões de Tsavo, que mataram cerca de 130 pessoas no Quênia, no fim do século XIX. Os animais, sem explicação, devoravam as pessoas no calar da noite, não para se alimentar, mas com instinto de vingança. Até hoje os fatos são inexplicáveis – acredita-se que os bichos protegiam aquela área e, com a vinda dos operários para a construção da ponte, sentiram-se ameaçados em seu hábitat natural. Para se ter uma idéia da proporção que isto atingiu, os 130 africanos foram atacados e mortos em nove meses (uma média de 14 por mês, ou seja, uma vítima a cada dois dias!).
O filme, lançado em 1996, acompanha dois homens na caçada dos leões para coibir a carnificina. Um é o engenheiro encarregado das obras (Val Kilmer), que sabe manejar armas, e o outro é o caçador com trajes típicos, interpretado pelo sempre interessante Michael Douglas. Os momentos notórios da fita ficam para os ataques dos animais, sempre mostrados como diabólicos e inteligentes, já que conheciam as armadilhas dos seres humanos e, no final das contas, venciam ilesos as batalhas.
Com história escrita por William Goldman, “A sombra e a escuridão” chega de novo no mercado pela Paramount, que relançou o filme com capa diferente da original dos cinemas. Em 1997 ganhou o único Oscar que concorreu, o de efeitos sonoros (e Val Kilmer concorreu como pior ator no Framboesa de Ouro, junto com ‘ A ilha do Dr. Moreau’). Intrigante e tenso. Procure já. Por Felipe Brida

A sombra e a escuridão (The Ghost and the Darkness). EUA, 1996, 109 min. Ação. Dirigido por Stephen Hopkins. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: