domingo, 17 de julho de 2011

Cine Lançamento

.

Justin Bieber: Never say never

Documentário sobre as turnês de 2010 de Justin Bieber, cantor teen de estrondoso sucesso. Depoimentos de familiares, amigos e fãs também ajudam a construir a trajetória desse jovem no mundo da música.

Não há como negar o fenômeno Justin Bieber. Não sou fã tampouco simpatizo com as músicas melosas do rapaz, atualmente com 17 anos (Justin nasceu em 1994, de família simples do sul do Canadá). Mas as canções românticas dançantes, aliadas à simpatia de um menino descolado, com tênis coloridos e estilo de penteado próprio, influenciaram legiões ao redor do mundo. Ou seja, o garoto conquistou espaço e é uma das grandes revelações recentes. Não sabemos se será meteórico – há diversos casos em que um artista bomba por um período na mídia e depois cai no esquecimento.
Vencedor do MTV Award em 2010, o documentário leva o nome de uma das canções famosas de Justin e é um objeto de puro marketing. Serve apenas para projetá-lo ainda mais; o filme, um painel biográfico, acompanha desde o nascimento, a infância em uma pequenina cidade de Ontário, até os seus 13 anos, quando teve um vídeo postado no Youtube pela mãe aonde soltava a voz. Um agente pegou o material e levou para o famoso cantor Usher, que logo incentivou Justin a gravar no estúdio. Boom imediato!
A fita retrata esses momentos, comprovando que Justin é um músico completo: canta, toca bateria, guitarra, piano, violão e trompete, pula, dança e contagia milhares de fãs.
Descolado, tem a típica imagem de boys da New Era – boné virado e tênis colorido, cabelos jogados na testa, arrebanhando gerações que caem na graça do rapaz e adotam uma moda duvidosa como estilo de vida.
Ele carrega na bagagem dois álbuns de estúdio, dois de compilação e duas coletâneas musicais gravadas em apenas três anos (um recorde), além de três singles. Hoje suas músicas continuam no top das rádios mundiais, como “Baby”, “Never say never”, “One less lonely girl” e “One time”.
Enfim, o documentário é um produto comercial bem feitinho, para fãs e ponto final, ou seja, uma arma poderosa de marketing, que, como prova disso, lotou salas de cinema nos quatro cantos do planeta. Por Felipe Brida

Justin Bieber: Never say never
(Idem). EUA, 2011, 105 min. Documentário. Dirigido por John M. Chu. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: