Atena
Em seu novo trabalho, o
diretor brasileiro Caco Souza retorna às origens do cinema que o lançou, o
policial, nos moldes do filme realizado por ele 15 anos atrás, ‘400 contra 1:
Uma história do crime organizado’ (2010) - só que com mais timidez e pouco afinco.
‘Atena’ foi rodado em 2023 na cidade de Gramado (RS), um lugar charmoso e ponto
turístico do país, só que aqui mostrada em seu lado sombrio, praticamente
desconhecido da pequena cidade gaúcha. Lá, uma mulher chamada Atena (Mel Lisboa),
marcada por abusos cometidos pelo pai na infância, combate a violência contra
as mulheres de outro jeito: caçando abusadores e os levando a um tribunal
próprio, clandestino. Até que um jornalista, Carlos (Thiago Fragoso), é pautado
para investigar a justiceira. O filme é prejudicado pela direção frágil, que
não conduz corretamente o elenco, e pela fotografia extremamente escura, que
atrapalha identificarmos personagens e o andamento da história – grande parte
das cenas se passa no período da noite, com baixa iluminação. Ao mesmo tempo em
que toca em assuntos sérios, como abuso infantil e violência contra mulheres, abre
espaço para situações complicadíssimas, como justiça com as próprias mãos e
criação de tribunais independentes para julgar estupradores. Está em exibição nos
cinemas brasileiros com distribuição da A2 Filmes.
Nada
Filme independente e experimental
brasileiro que marca a estreia de Adriano Guimarães na direção, e que chega com
exclusividade aos cinemas pela Embaúba Filmes. É um drama com molde de teatro, já
que tudo se passa num mesmo ambiente, no caso uma casa na fazenda, e duas
personagens apenas. Vemos uma artista plástica de nome Ana que, nos
preparativos finais para uma exposição de seus trabalhos, é convocada às
pressas para retornar à fazenda onde passou a infância. Sua irmã, Tereza, está
gravemente doente e com problemas de memória. Ana e Tereza, isoladas as duas
naquelas terras no fim do mundo, mergulhará nas próprias lembranças e nas da
irmã. Protagonizado por Bel Kowarick e Denise Stutz, que está muito bem nos
papeis das irmãs de meia-idade, o filme dá a sensação de confinamento, com
planos fechados, e trabalha todo o tempo com a dualidade presença/ausência e memória/esquecimento,
a partir de duas irmãs que se reaproximam quando uma estranha doença atinge uma
delas. Segundo o diretor, o argumento e a estética do drama, principalmente quanto
ao enquadramento, vieram após a leitura de poesias do poeta mato-grossense Manoel
de Barros e das peças do dramaturgo modernista irlandês Samuel Beckett. Exibido
em festivais na Espanha, Rússia, Índia, Argentina, México e Colômbia, recebeu prêmio
especial no Festival de Cinema de Tiradentes, em 2022, no Festival de Málaga,
naquele mesmo ano, e os troféus de melhor direção, direção de arte e edição de som
no 57º Festival de Brasília.
Super happy forever
Mais uma boa estreia no
streaming da Mubi, que tem no catalogo importantes filmes cult antigos e
produções recentes premiadas em festivais como Cannes e Berlim. ‘Super happy
forever’ é uma coprodução Japão/França, exibida nos festivais de Veneza e San
Sebastián de 2024. É um filme cíclico, de narrativa leve, que mescla cenas com
muitos diálogos entre amigos e outras de puro silêncio e contemplação na beira
da praia. No novo trabalho do diretor Kohei Igarashi, de ‘Takara – A noite em
que nadei’ (2017), uma história de amizade e compreensão – em 2023, Sano (Hiroki
Sano) e seu amigo de infância Miyata (Yoshinori Miyata) visitam um resort na pequenina
cidade litorânea de Izu. Cinco anos atrás, Sano conheceu lá sua falecida esposa,
Nagi (Nairu Yamamoto). Ela morreu muito jovem, no auge da carreira e da vida.
Sano então percorre lugares por onde esteve com ela, como a praia, minas de
água, becos da cidade, redescobrindo o lugar e assim dando novo sentido ao luto.
Uma história de recomeço e ressignificados, com imagens belamente fotografadas
na cidade de Izu – as melhores são aquelas que retratam a solidão do protagonista,
quando sentado refletindo nas pedras. O título faz referência a um congresso
que ocorre em Izu durante a passagem do personagem, que seria algo como ‘Superfelizes
para sempre’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário