Em outubro, Festival do Rio chega a sua 27ª edição
Outro grande festival de cinema aguardado pelos cinéfilos é o Festival do Rio, que neste ano chega a sua 27ª edição, realizado entre os dias 02 e 12 de outubro. Centenas de filmes em première, brasileiros e internacionais, estarão na programação na capital carioca. Ontem foi anunciado o filme de abertura, que será ‘Depois da caçada’ (2025), o novo trabalho de Luca Guadagnino, longa que integra a programação do Festival de Veneza. O drama de suspense tem no elenco Andrew Garfield, Julia Roberts, Chloë Sevigny e Michael Stuhlbarg, e a sessão será no histórico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, tradicional palco da Gala de Abertura do Festival do Rio.
O Festival do Rio 2025 contará com uma programação diversa de filmes em apresentações especiais, divididos em seções como ‘Première Brasil’, mostra competitiva dedicada a filmes brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor; ‘Panorama Mundial’, com longas que foram destaque em festivais internacionais; sucessos inéditos hors-concours, mostras temáticas, clássicos restaurados e, por fim, filmes LGBTQIAPN+ que concorrem ao Prêmio Felix. A programação com os filmes será divulgada em breve no site do festival, em https://www.festivaldorio.com.br/, e nas redes sociais do evento – Instagram, X/Twitter, TikTok, Facebook e Youtube.
Criado em 1999, o Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio, e conta com patrocínio master da Shell por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. É uma realização do Cinema do Rio e Ministério da Cultura/Governo Federal.
Temporada França-Brasil 2025
O Festival do Rio participará da Temporada França-Brasil 2025, iniciativa que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Na oportunidade, o festival apresentará programas especiais que abrangem encontro de profissionais, retrospectiva de filmes de três diretoras francesas (Sophie Letourneur, Blandine Lenoir e Romane Bohringer), com debate em seguida, em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Forum des Images; uma retrospectiva do cinema de Alberto Cavalcanti, cineasta brasileiro que fez filmes e projetos audiovisuais na França – projeto novamente em parceria com a Cinemateca, com destaque para a exibição da cópia restaurada de ‘Mulher de verdade’ (1954); e um programa de formação para estudantes e comunidade, em colaboração com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A Temporada França-Brasil é organizada pelo Institut Français e pelo Instituto Guimarães Rosa, com o apoio das embaixadas e dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores de ambos os países.
Festival do Rio de 2024
Na edição do ano passado, foram exibidos 260 títulos no Festival, como ‘Emília Perez’ (filme de abertura da edição de 2024), ‘O quarto ao lado’, ‘Herege’, ‘Conclave’, ‘A verdadeira dor’, ‘Canina’, ‘O aprendiz’, ‘Bird’, ‘Manas’, Maníaco do Parque' e ‘Parthenope – Os amores de Nápoles’. O circuito de exibição ocupou mais de 20 espaços do Rio de Janeiro, como as salas do circuito Estação NET, o Kinoplex São Luiz e o Cine Odeon.


Nenhum comentário:
Postar um comentário