quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Resenhas especiais

 
A última loucura de Claire Darling
 
No verão francês, próximo de completar 80 anos, Claire Darling (Catherine Deneuve) abre mão dos bens, incluindo sua mansão. Ela acredita que está prestes a morrer em breve. Decide, então, sair de casa e colocar na calçada para venda e doação os móveis e toda a coleção de arte. A filha, Marie (Chiara Mastroianni), que não vê há 20 anos, retorna para a cidade natal para se reencontrar com a mãe e entender os motivos que a levaram a cometer tal ‘loucura’.
 
Baseado no livro de Lynda Rutledge ‘Faith bass Darling's last garage sale’, cuja história se passava no Texas e agora vai para a França, o filme é um drama com tons de humor que ora é espirituoso e leve, ora melancólico e estranho. A ideia central gira em torno de uma quase octogenária que comete uma ‘loucura’, segundo vizinhos, de sair de casa, colocar tudo à venda, como sua chique coleção de quadros e móveis rústicos, para esperar a morte – ela acredita que está em seus dias finais e, portanto, quer se desprender das coisas. Solitária, sem muitos amigos, recebe a visita da filha distante, que não vê há tempos – e atritos entre elas voltam a ocorrer. O brilho desse filme cult europeu está na presença solar de duas atrizes que admiro, mãe e filha na vida real, Catherine Deneuve, ícone do cinema francês e italiano dos anos 60 e 70, de filmes como ‘A bela da tarde’ (1967), e Chiara Mastroianni, nascida do casamento de Catherine com Marcello Mastroianni, e atriz de ‘Canções de amor’ (2007). Em cena, as duas personagens se completam naquilo que falta uma a outra, tornando o filme uma joia de protagonismo feminino. Da diretora de dois bons filmes, os premiados ‘Desde que Otar partiu’ (2003) e ‘A árvore’ (2010), Julie Bertuccelli, que dirige histórias diferentes de mulheres fortes, em busca de um sentido.




Em 2018 o filme saiu em DVD pela A2 Filmes e recentemente entrou em duas plataformas de streaming – no Prime Video e na Reserva Imovision, após relançamento do longa pela Imovision.
 
A última loucura de Claire Darling (La dernière folie de Claire Darling). França, 2018, 94 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Julie Bertuccelli. Distribuição: A2 Filmes e Imovision


Spirit: O indomável
 
A garotinha Lucky Prescott (voz de Isabela Merced) muda-se para uma pequena cidade na fronteira dos Estados Unidos e México chamada Miradero, após retomar o contato com o pai distante. A menina perdeu a mãe quando pequena e descobre que ela foi uma habilidosa treinadora de cavalos, chegando a ser uma premiada dublê de equitação. Em terras desconhecidas, Lucky explora o lugar até se tornar próxima de um mustang selvagem chamado Spirit. Certo dia, um forasteiro aparece ao local disposto a roubar o mustang Spirit, ameaçando a família de Lucky.
 
Indicado ao Annie Awards, conhecido como o Oscar infantil, a animação é um entretenimento legalzinho para a criançada, um filme inspirado na série ‘Spirit: Cavalgando livre’ (2017–2020), da Netflix, mas aqui sem participação do streaming na produção. Tanto o seriado quanto o filme são novas versões de um pequeno clássico da animação dos anos 2000, indicado ao Oscar na época, ‘Spirit: O corcel indomável’ (2002), um dos primeiros sucessos da DreamWorks, concorrente da Disney – a DreamWorks estava no auge, tinha lançado ao mundo os divertidíssimos ‘A fuga das galinhas’ (2000) e ‘Shrek’ (2001). ‘Spirit: O indomável’ traz novas aventuras da garota Lucky Prescott, que já protagonizava a referida série, agora mudando de cidade e conhecendo o passado da mãe falecida. A guinada na trama ocorre na metade com a apresentação de um vilão, um cowboy destemido e seu bando, que querem roubar o Mustang Spirit, que se tornou amigo de Lucky.



Mais alegre, a animação em computação gráfica carrega um apelo bem infantil, com traços sutis de efeitos visuais. Não chega a ser uma novidade, no entanto é rápido, engraçadinho, movimentado, e as crianças se empolgarão. As vozes originais foram trocadas em relação à série, e aqui no elenco há nomes conhecidos, como Isabela Merced, Mckenna Grace, Walton Goggins, Julianne Moore, Jake Gyllenhaal e Andre Braugher. Disponível em DVD e em streamings.
 
Spirit: O indomável (Spirit Untamed). EUA/Reino Unido, 2021, 87 minutos. Animação. Colorido. Dirigido por Elaine Bogan e Ennio Torresan. Distribuição: Universal Pictures/DreamWorks

Nenhum comentário:

Resenhas especiais

  A última loucura de Claire Darling   No verão francês, próximo de completar 80 anos, Claire Darling ( Catherine Deneuve ) abre mão dos ben...