quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Cine Especial de Natal


Krampus: O terror do Natal

Brigas e provocações na família no final de ano deixam o garoto Max (Emjay Anthony) desiludido com o Natal. Ele decide esquecer a data, rasgando inclusive a carta que iria mandar ao Papai Noel com a sugestão de seu presente. Mal sabe o menino que isso fará despertar o temível Krampus, uma figura demoníaca que sai da neve para punir crianças más.

Um filme especial de final de ano muito inventivo, de terror e humor ao mesmo tempo, escrito e dirigido pelo cineasta Michael Dougherty. Ele, que iniciou a carreira como roteirista de longas de super-heróis de Bryan Singer, como “X-Men 2” (2003) e “Superman: O retorno” (2006), já tratou de lendas e certa mitologia em torno de símbolos festivos americanos em “Contos do Dia das Bruxas” (2007), excepcional por sinal, e ano passado voltou ao tema com o bom “Godzilla II: Rei dos monstros” (2019). Em “Krampus” reuniu um bom time de atores para dar conta de uma história assustadora, acrescentando humor negro e críticas ao ‘american way of life’.
Para quem não conhece, Krampus é uma criatura mitológica advinda de lendas e tradições do mundo todo, muito comentada na Rússia, Áustria, Noruega, Alemanha e Estados Unidos. É uma espécie de demônio, metade homem, metade bode, que pune crianças más, considerado a “sombra de São Nicolau” (ou a “versão maligna do Papai Noel”). Alto, com chifres, amedrontador, veste casacos de pele pesados, carrega sinos enferrujados e tem como ajudantes bonecos perversos. Se ele aparece, não há salvação.


No filme (atenção, existem vários filmes mequetrefes da lenda de Krampus, essa é a melhor das versões, lançada em 2015... cuidado para não errar!) um garoto desperta a fúria da criatura ao repudiar o Natal, então vem uma tempestade de neve que isola a família em casa. Trancados na sala à noite, esse monte de gente chata, piadista e hipócrita ficará frente a frente de um pandemônio infernal, pelas mãos de Krampus e dos adorados símbolos natalinos que viram monstrinhos (como palhaços, urso de natal de pelúcia e os ‘ginger breads’, aqueles biscoitos em formato de criança). Salvem-se quem puder!


O elenco brinca e se diverte em cena, Adam Scott, Toni Collette, David Koechner, Allison Tolman, Conchata Ferrell, o garoto Emjay Anthony e a veterana atriz de TV austríaca Krista Stadler. Os efeitos visuais são joia, e o desfecho é um barato, servindo de uma assustadora lição. Revi essa semana e continuo adorando. Disponível em DVD pela Universal.


Krampus: O terror do Natal (Krampus). EUA, 2015, 98 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Michael Dougherty. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: