quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Cine Especial de Natal


Um anjo caiu do céu

O bispo episcopal Henry Brougham (David Niven) atua firmemente para construir uma bonita catedral na cidade onde vive. Ele é um homem tão dedicado à religião que se distanciou da família. Às vésperas do Natal, um anjo chamado Dudley (Cary Grant) desce dos céus para auxiliar o bispo nessa causa, a fim de angariar fundos. O anjo estende a mão para várias pessoas daquela comunidade, ajudando inclusive a esposa de Henry, Julia (Loretta Young). Enciumado, o bispo acirra disputas com o anjo.

Mais um clássico natalino querido pelos americanos que ganha uma boa edição em DVD no Brasil pela Classicline. Rodado em 1947, ganhou o Oscar de melhor som, indicado ainda aos de melhor filme, diretor, edição e trilha sonora. Cary Grant, Loretta Young e David Niven estavam no auge da carreira (Loretta inclusive ganharia o Oscar de atriz no ano seguinte, por “Ambiciosa”) quando toparam participar desse filme estilo “Family”, misturando fantasia e romance, apropriado para todos os públicos e perfeito para ver nesse período que antecede o clima de Natal.


A história é sobre um anjo bondoso que vem para a Terra ajudar um bispo na construção de uma sonhada catedral. Porém o religioso, que abandonou a família para só viver do trabalho, vê o anjo se aproximar da esposa e da filha de uma maneira como ele nunca fez. Então disputará a atenção com elas, abrindo um embate com aquela figura celeste. O filme traz uma moral no desfecho (logicamente), que faz relação com empatia, revisão do passado, ou seja, tudo aquilo que se espera que as pessoas façam no Natal pensando no ano que termina (comportamentos esses que devem ser mantidos nos 365 dias, por toda a vida!).
Baseado no romance de Robert Nathan (de “O retrato de Jennie”), inspirou um remake agradável com atores negros na década de 90, “Um anjo em minha vida” (1996), com Denzel Washington e Whitney Houston, indicado ao Oscar de trilha sonora.


Uma curiosidade de bastidores: inicialmente os papéis masculinos seriam invertidos, ou seja, David Niven interpretaria o anjo, e Cary Grant, o bispo, ideia do diretor, William A. Seiter; este deixou o projeto, assumindo a direção o alemão radicado nos EUA Henry Koster (diretor dos memoráveis “Meu amigo Harvey” e “O manto sagrado”), que trocou os atores e seus personagens.
Veja e se emocione!

Um anjo caiu do céu (The Bishop’s wife). EUA, 1947, 109 minutos. Drama/Romance. Preto-e-branco. Dirigido por Henry Koster. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: