segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Cine Cult



Violência gratuita

Dois jovens psicopatas rendem uma família em férias numa casa do lago. A dupla colocará as vítimas no meio de um terrível jogo envolvendo perversão, humilhações e torturas.

É o cinema austríaco de Michael Haneke em sua forma mais brutal, nua e crua. Uma porrada desmedida, que mexe com nossos nervos. Esse é o impacto que o filme me causou, e causa em quem o vê pela primeira vez. Foi o longa que expandiu o nome do diretor para além da Áustria e o assentou no mundo do cinema, cinco anos depois de ter criado outro cult com tema semelhante, e que ajuda o público a compreender melhor o que se passa na trama aqui – estou falando de “O vídeo de Benny” (1992), com os mesmos atores, sobre um garoto fixado por tecnologia que grava tudo com uma filmadora caseira, incluindo mortes que ele comete - é o segundo da ‘Trilogia da Frieza’, iniciado com “O sétimo continente” (1989) e terminando com “71 fragmentos de uma cronologia do acaso” (1994).
Tanto em “Violência gratuita” quanto em “O vídeo de Benny” há o retrato da delinquência juvenil, em ambas produções os personagens são jovens sádicos e com traços de psicopatia, que matam pelo simples prazer em ver o outro sentir medo e dor. E os dois filmes dialogam nitidamente com a violência na mídia (no desfecho de “Violência gratuita”, por exemplo, há uma cena icônica sobre isso, ao mesmo tempo incompreendida, a do controle remoto). De certo modo nos remete à violência urbana de “Laranja mecânica”, mas no presente, não numa sociedade distópica/futurista.


Curioso o diretor ter refilmado esse cult dez anos depois nos Estados Unidos com o mesmo título, meio que quadro a quadro, ou seja, repetindo tomadas, sequências e planos, e escalando atores de renome, como Naomi Watts – eu ainda prefiro essa primeira versão, de 1997, que saiu em DVD há alguns anos pela Obras-primas do Cinema.
Veja e se espante! É um filmão duro para ser visto com a cabeça no lugar e refletir acerca da violência contemporânea!

Violência gratuita (Funny games). Áustria, 1997, 108 minutos. Drama/Suspense. Colorido. Dirigido por Michael Haneke. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: