segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Viva Nostalgia!



Milagre na Rua 34

Kris Kringle (Edmund Gwenn) é um simpático senhor que trabalha como Papai Noel na loja de departamentos Macy’s. Ele diz que é o verdadeiro Bom Velhinho e mora no Polo Norte. As pessoas caçoam de Kringle, ninguém acredita nas palavras dele, e sua chefe, Doris (Maureen O'Hara), começa a se preocupar com a situação. Leva-o para exames médicos, duvidando de sua sanidade, e pretende interná-lo num sanatório. Mas a filha de Doris, a garotinha Susan (Natalie Wood), acredita de verdade que o idoso é o Papai Noel e convence a mãe a acreditar também.

Clássico natalino absoluto, esta é a primeira versão de “Miracle on 34th Street”, a mais famosa e premiada das cinco que existiram. Uma comédia dramática adorada pelos americanos, própria para entrar no clima de festas de final do ano. Venceu três Oscars, nas categorias de melhor roteiro original (para George Seaton, diretor do filme), melhor argumento e melhor ator coadjuvante (Edmund Gwenn, como o Bom Velhinho, nos presenteando com um show de interpretação, um papel memorável), e ainda recebeu indicação de melhor filme, além de ter recebido dois Globos de Ouro, de ator coadjuvante (Gwenn) e roteiro.
O cineasta George Seaton, de “Amar é sofrer” (1954) e “Aeroporto” (1970), cinco vezes indicado ao Oscar, captou a verdadeira essência do Natal nesta obra íntima e pessoal, contada pelos olhos de uma criança. Natalie Wood, em início de carreira (ela tinha nove anos), interpreta a garotinha que se encontra com o real Papai Noel, um idoso solitário que perambula pelas lojas de Nova York. Perspicaz, ela entende aquele homem, acredita na verdade dele e tenta fazer com que as pessoas ao seu redor façam o mesmo, para assim compreenderem o sentido do espírito natalino. Um filme único e de pureza inigualável!
Repare no nome do personagem, Kris Kringle, que é o Papai Noel da cultura germânica.
Lançado em 1947 pela 20th Century Fox, saiu recentemente em DVD pela Classicline em edição dupla, um disco com a versão original em preto-e-branco, e o outro com a colorizada. Ah, e no Brasil o filme havia recebido outro título, “De ilusão também se vive”, pelo qual ficou mais conhecido.


Milagre na Rua 34 (Miracle on 34th Street). EUA, 1947, 96 min. Comédia dramática. Preto-e-branco. Dirigido por George Seaton. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: