sábado, 15 de dezembro de 2018

Cine Lançamento



Alfa

Era do Gelo, 22000 a.C. Em sua primeira caçada com a tribo, ao lado do pai, o garoto Keda (Kodi Smit-McPhee) fica gravemente ferido ao cair de um penhasco e é dado como morto. O grupo deixa o garoto para trás e segue o caminho para casa. Mas Keda sobrevive. Num ataque de lobos, ele, para se proteger, revida contra o lobo alfa, líder dos animais, que fica ferido. Keda então passa a cuidar do canino, surgindo ali uma forte amizade entre os dois, que se unem para voltar para casa, diante do impiedoso inverno glacial.

O diretor Albert Hughes, que junto com o irmão gêmeo, Allen, realizou filmes impactantes como o violento suspense “Do inferno” (2001) e a apocalíptica ficção “O livro de Eli” (2010), retornou ao cinema após oito anos de ausência para produzir esse projeto pessoal com certa ambição, uma fita emocionante para toda a família, leve e acessível. Escrita por ele mesmo, demorou para ser realizado e teve problemas na distribuição, acertada depois com a Sony Pictures (o filme passou nos cinemas em setembro e foi lançado esta semana em DVD, Bluray e nas plataformas digitais). Trata-se de uma aventura épica de espírito grandioso, sobre a amizade de um garoto com um lobo alfa selvagem, que se passa na última Era do Gelo, há 20 mil anos. Na história, narrada por Morgan Freeman, ambos os personagens - Keda, o rapaz na passagem para a vida adulta, e o lobo amedrontador - são deixados para trás por seus respectivos grupos e juntos terão de adquirir confiança para seguir a jornada para casa, que será difícil. Eles passarão por provações, para sobreviver à intensa neve, a águas congeladas e a outros animais hostis, tudo isto para reencontrar a família. Vemos, nas entrelinhas, as origens do ser humano assim como o primeiro contato do humano com um lobo e sua domesticação – no filme o alfa é um cão-lobo tchecoslovaco, um híbrido entre um cachorro e um lobo, o que facilita compreendermos os laços que sempre uniram o homem e o seu melhor amigo, o cão. Para quem gosta de fitas sensíveis com animais, eis uma boa recomendação!
No elenco dois atores se destacam em meio a figurantes, o jovem australiano Kodi Smit-McPhee (de “X-Men: Apocalipse” e “Oeste sem lei”), no papel de Keda, e Jóhannes Haukur Jóhannesson, o pai.


Rodado em regiões de puro gelo no Canadá (as montanhas com neve servem de base para a linda fotografia do filme), teve um custo caro para os padrões, R$ 50 milhões, sem arrecadar bilheteria suficiente. Uma pena que o público deixou de vê-lo nas telonas...
Curiosidade: a língua falada entre os personagens é rudimentar, inventada propriamente para o filme. Procure já!

Alfa (Alpha). EUA, 2018, 96 min. Aventura/Drama. Colorido. Dirigido por Albert Hughes. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: