quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Cine Lançamento



O protetor 2

Ex-agente das Forças Especiais, Robert McCall (Denzel Washington) vive em Boston sozinho e agora está trabalhando como motorista. Numa de suas corridas, recebe uma mulher que foi espancada por um poderoso empresário. O senso de justiça de McCall fala alto, então resolve investigar por conta o caso e assim se vingar dos agressores.

Segundo capítulo de “O protetor”, uma fita policial de boa recepção do público como também dos fãs do ator Denzel Washington, que retorna na pele do justiceiro social Robert McCall, desta vez para proteger uma mulher espancada, mesmo que para isto tenha de matar um grupo de criminosos ligados a um importante empresário de Boston. Violento e movimentado, passou nos cinemas em agosto e acabou de sair esta semana em DVD, pela Sony Pictures.
Abre com uma cena nervosa, uma briga com mortes em um trem para Istambul, e caminha com ótimos momentos de ação de impacto, perseguições de carros e surpresas desagradáveis para o personagem principal, até culminar no excitante desfecho, um acerto de contas no alto de uma torre no meio de um furacão. Sempre contado com doses altas de adrenalina, graças ao roteiro eficiente, que permaneceu nas mãos de Richard Wenk, do capítulo anterior, realizador de cinema de ação. Além do ator Denzel e do diretor Antoine Fuqua, voltou ainda na equipe de produtores Michael Sloan, criador da série britânica “The equalizer”, dos anos 80, que inspirou o filme.
Fuqua retomou o clima e a violência do anterior, mesclando momentos mais dramáticos, que servem para discutir a alta criminalidade na cidade de Boston, uma das mais perigosas dos Estados Unidos. Outro ponto alto é a caracterização de Denzel quatro anos depois, um ator versátil, que envelheceu bem. Seu personagem implacável e duro na queda, que avalia as situações rapidamente e ataca o algoz em frações de segundos quando percebe injustiças, revigorou sua sólida carreira - ele já ganhou dois Oscars, por “Tempo de glória” e “Dia de treinamento” (dirigido por Fuqua), hoje participa de uma média de dois filmes por ano, fez 50 longas em quatro décadas ininterruptas de atividsde e completa no final deste mês 64 anos.


O filme reutiliza traços marcantes da primeira parte, como o efeito de aproximação da câmera para dentro do olho de McCall (para demonstrar o instinto de vingança) e o uso de armas improvisadas (o ex-policial pega aquilo que estiver ao redor, como um arpão, por exemplo, para trucidar um bandido).
Ah, a atriz Melissa Leo está no elenco, de novo com a personagem da agente da Polícia Secreta, amiga do protagonista, e ainda tem a revelação do jovem ator Ashton Sanders, que na vida real saiu das ruas para virar ator (ele interpreta um vizinho grafiteiro de McCall), a vinda no elenco de Pedro Pascal, como um velho amigo de Denzel, e rápida aparição de Bill Pullman, como marido de Melissa. Tão bom quanto o original! Assista!

O protetor 2 (The equalizer 2). EUA, 2018, 120 min. Ação. Colorido. Dirigido por Antoine Fuqua. Distribuição: Sony Pictures


E se você ainda não viu "O protetor 2", assista à eletrizante primeira parte! Leia abaixo a crítica escrita hoje sobre o capítulo um, também com Denzel Washington.


O protetor


O ex-oficial da polícia Robert McCall (Denzel Washington) hoje trabalha numa loja de ferragens em Boston, onde vive sozinho com uma vida tranquila. Numa noite conhece uma jovem prostituta, Teri (Chloë Grace Moretz), explorada pela máfia russa. Ela sofre agressões constantes daquele grupo, então McCall entra em ação com toda fúria do mundo para resgatar a garota do submundo.

Uma pequena grande fita de ação de 2014 estrelada por Denzel Washington, que interpreta um ex-membro das Forças Especiais da Polícia, que simulou sua morte para viver calmamente em Boston. Adepto de trabalhos voluntários, ele acredita na justiça social, mesmo que para conquistá-la tenha de matar bandidos. Aos poucos retorna por conta própria ao mundo policial, desta vez cometendo atos de vingança contra os oprimidos. Esse cidadão calado e misterioso da noite para o dia transforma-se em “o protetor”, um justiceiro à mercê da população sofredora. Washington sempre se deu bem em papéis policiais, com aquela expressão facial quieta, de olhar atencioso, investigativo. Neste primeiro capítulo (a parte 2 acabou de sair em DVD, também pela Sony, e é muito boa), o personagem fica inconformado com as agressões sofridas por uma jovem prostituta, explorada por mafiosos russos (papel pequeno de Chloë). Invade o espaço deles, cria desavença com o perigoso grupo e inicia uma matança sem fim, para limpar a cidade e devolver a dignidade para a moça.
O filme prende a atenção, é violento, com cenas de assassinato brutais com muito escorrer de sangue (à moda das fitas de ação coreanas), com destaque para as inúmeras armas improvisadas (e inusitadas) que McCall encontra ao seu redor para abater os bandidos (uma cena famosa é quando ele mata um mafioso com um saca-rolhas). A violência está na alma do diretor, Antoine Fuqua, especializado em fitas policiais do gueto, de ação eficiente. Ele já dirigiu Denzel em quatro filmes – a primeira parceria entre os dois rendeu ao ator seu segundo Oscar, pelo excelente “Dia de treinamento” (2001). E também trouxe para o elenco a atriz Melissa Leo, com quem trabalhou outras ocasiões - aqui interpreta uma chefe de polícia, conselheira de McCall.
Vale destacar que o filme é baseado na série britânica “The equalizer”, com Edward Woodward (ganhador do Globo de Ouro pelo trabalho), realizada entre 1985 e 1989.
Assista a este primeiro capítulo antes de engrenar na segunda parte, “O protetor 2”, que saiu esta semana em DVD pela Sony Pictures.

O protetor (The equalizer). EUA, 2014, 132 min. Ação. Colorido. Dirigido por Antoine Fuqua. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: