terça-feira, 27 de novembro de 2018

Resenha especial


Trolls

Os trolls, criaturinhas alegres e coloridas, vivem pacificamente numa vila longínqua. Quando o local é invadido pelos malvados monstrengos Bergens, Poppy (Anna Kendrick) e Branch (Justin Timberlake) precisarão deixar de lado as desavenças para defender o território milenar dos trolls.

Excêntrica e colorida, a animação “Trolls”, da Dreamworks, contagiou o ânimo da criançada em 2016, quando exibida nos cinemas, fazendo sucesso imediato pelo mundo afora. Alto astral, conta com uma trilha sonora legal com canções pop que vão dos anos 60 aos 80 (tem Simon & Garfunkel e até Cindy Lauper), e criaturinhas mágicas baseadas nos bonecos “Troll doll”, populares nos Estados Unidos e que no Brasil pegou 30 anos atrás. Os bonecos receberam denominações variadas em outros países, como Dam doll, Gonk troll e Good Luck Troll, produzidos no fim dos anos 50 na Dinamarca, chegando na América do Norte pouco tempo depois. Eles se destacavam pelos cabelos compridos puxados para cima, com cores fortes, rosto pequeno, nariz achatado e olhos estatelados. E a partir do molde dos brinquedos, foi desenhado este primeiro filme em computação gráfica, divertido e bem realizado, mais para as crianças, com um roteiro basicão: a vila dos trolls é alvo de monstros verdes dominados pela infelicidade; esses bichos desprezam a alegria dos trolls e pretendem comê-los um a um. Para salvar a comunidade troll, dois deles, perspicazes, unirão suas forças, mobilizando o grupo para um revide. Momentos de aventura e bons números musicais auxiliam no desenrolar da história, opção para quem procura um filme para se distrair, relaxar, se sentir bem. 
Quem dá voz aos dois personagens centrais, Poppy e Branch, são Anna Kendrick e Justin Timberlake (que compôs a canção principal, “Can't stop the feeling!”, sucesso nas rádios, ganhadora do Grammy e indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro). Outros atores de peso emprestam suas vozes para a animação, como Zooey Deschanel, Russell Brand, John Cleese, Jeffrey Tambor, Christine Baranski e a cantora Gwen Stefani. 


É o melhor trabalho do diretor Mike Mitchell, dos fracos “Shrek para sempre” (2010) e “Alvin e os esquilos 3” (2011), que dirige agora “Uma aventura Lego 2”, previsto para 2019. Contou com a mão do roteirista Walt Dohrn, da franquia “Shrek” e diretor de episódios da série “Bob Esponja”, que assina como codiretor.
Relançado em DVD em outubro, no Dia das Crianças, numa edição dupla, com “O poderoso chefinho” (2017), pela Universal. No disco há uma dúzia de extras como videoclipes, making of e cenas excluídas.

Trolls (Idem). EUA, 2016, 92 min. Animação. Colorido. Dirigido por Mike Mitchell e Walt Dohrn. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: