segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Resenha Especial



Os 7 suspeitos

Seis pessoas são convidadas para um misterioso jantar em uma mansão em New England. O que não imaginam é que um criminoso estará entre eles para cometer uma série de assassinatos.

Divertida versão para cinema do famoso jogo de tabuleiro inglês “Detetive” (“Clue” ou “Cluedo”), modinha entre a garotada nos anos 80 e 90 (eu joguei muito e para quem conhece os detalhes do jogo fica mais fácil para sacar a história envolvendo crimes e muitos suspeitos). Foi John Landis, diretor de “Os irmãos cara-de-pau” (1980) e “Um lobisomem americano em Londres” (1981), quem produziu e escreveu o engenhoso roteiro, com gags impecáveis, com ajuda do diretor Jonathan Lynn, expert em comédias, como “Meu primo Vinny” (1990) e “Meu vizinho mafioso” (2000). E contrataram um elenco de peso, de ilustres comediantes indicados ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Emmy (Eileen Brennan, Madeline Kahn, Christopher Lloyd, Tim Curry, Lesley Ann Warren e outros). O resultado não poderia ser outro... uma comédia original de investigação cheia de truques, mortes estranhas e um humor negro afiado.


Nesta farsa mirabolante, em estilo teatral, conhecemos seis convidados que chegam para um jantar num velho casarão, em 1954, debaixo de uma forte chuva. Nenhum deles entende o motivo de estar ali. São recebidos pelo mordomo Wadsworth (Tim Curry), enquanto aguardam o anfitrião. Não podem falar o nome verdadeiro, então o mordomo os apelida com cores (Dona Branca, Sra. Violeta, Professor Preto, Coronel Mostarda, Sra. Vermelha e Sr. Verde, mais o anfitrião, Sr. Corpo). A única coisa que sabemos sobre os ilustres desconhecidos é que todos estão ligados ao alto escalão do governo americano e são vítimas de chantagem política. Até que as luzes se apagam, e os crimes têm início (as armas utilizadas são as mesmas do jogo, castiçal, cano, corda, revólver, chave inglesa e punhal). Quem será o assassino? E por que ele está agindo? Descubra por si só, assistindo com atenção a esse nostálgico filme classe A da Paramount Pictures, sucesso de público quando exibido na TV aberta.
Saiu em DVD no Brasil em 2005 e anos depois em Bluray, pela Paramount Pictures, com os três finais alternativos que passaram nos cinemas.

Os 7 suspeitos (Clue). EUA, 1985, 96 min. Comédia/Suspense. Colorido. Dirigido por Jonathan Lynn. Distribuição: Paramount Pictures


Nenhum comentário: