segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Cine Lançamento



A história de Wim de A a Z

Wim (Tygo Bussemakers) é um garotinho órfão que trabalha forçadamente numa antiga fábrica. Maltratado pelos patrões, não tem outra opção de vida a não ser ficar lá até atingir a maioridade. Seu único amigo é um pequeno macaco, esperto igual ele. Numa certa ocasião, Wim, cansado daquela vida sofrida, foge rumo às ruas da cidade, onde conhece outros garotos, que o ajudam a buscar um lar para ser adotado.

Disponível em DVD pela Flashstar, este encantador filme infanto-juvenil produzido na Holanda é um passatempo prazeroso para uma sessão da tarde, para juntar toda a família. A história se passa nos primeiros anos do século XX, sobre um garoto órfão, sonhador e inteligente, que não tem oportunidade para ir à escola. Para se sustentar, trabalha dia e noite numa fábrica suja, acompanhado de um único amigo, um macaquinho. Quando foge do emprego, cria laços com novos amigos de rua, pobres igual ele. Movido por uma enorme força de vontade, Wim terá como objetivo encontrar um lar.
Feita com sutileza, a fita apresenta-se nos moldes de um conto de fadas e não esconde a influência do musical da Broadway “Annie” e do clássico romance de Charles Dickens “Oliver Twist” (ambos sobre órfãos aprisionados em internatos que fogem dos maus-tratos dos adultos), misturados a elementos inerentes da cultura nórdica.
Um filme curtinho, agradável, sobre as novas amizades que a vida nos presenteia - e que ainda abre uma reflexão ao trabalho infantil, prática condenável que persiste em vários países.
Quem dirige é o cineasta holandês Johan Nijenhuis, importante em sua terra natal, onde fez mais de 40 filmes de aventura para as crianças – aqui o diretor é desconhecido.
Encante-se e se emocione com a vida de Wim, de A a Z.

A história de Wim de A a Z (Apenstreken). Holanda, 2015, 90 min. Comédia/ Aventura. Colorido. Dirigido por Johan Nijenhuis. Distribuição: Flashstar



Nenhum comentário: