domingo, 11 de novembro de 2018

Resenha Especial


Manifesto

Treze personagens encenados pela atriz Cate Blanchett discursam manifestos políticos e artísticos para responder questões acerca do mundo contemporâneo.

Assisti a “Manifesto” pela primeira vez em outubro do ano passado numa cabine para jornalistas em São Paulo e depois, em DVD, revi duas vezes. É uma co-produção Alemanha/Austrália, de 2015 (demorou dois anos para chegar no Brasil), escrito e dirigido por Julian Rosefeldt, exibido nos Festivais de Sundance, Rotterdam e Tribeca. Também passou no Festival do Rio e foi para as salas de cinema, distribuído nos cinemas e em DVD pela Mares Filmes.
O que achei? Um filme desafiador, que coloquei na minha lista dos melhores do ano passado, com um trabalho visceral e fora do comum de Cate Blanchett num tour-de-force interpretando 13 personagens em manifestos efusivos, alguns históricos, contra todo tipo de sistema e convenções. Na pele de uma viúva no funeral do marido, de um andarilho, de uma cientista (numa cena lindamente alusiva à "2001 – Uma odisseia no espaço", com direito ao monolito negro), de uma operária no chão de fábrica, de uma professora com metodologias revolucionárias ou de uma ventríloqua que manipula um boneco em autoimagem, por trás existe um grito desesperado por mudanças, em uma sociedade deteriorada pelo modo capitalista de viver. As declarações públicas dos personagens surgem em referências claras a artistas modernos e contemporâneos que romperam com a arte tradicional, com menção a Kandinsky, Braque, Rodchenko, além de manifestos de diretores de cinema, como Godard, e dos cineastas do Dogma, como Lars Von Trier.


Para o diretor, só a arte engajada poderá salvar a humanidade de um sistema falido para habilitar uma nova práxis e por consequência reconstruir um novo mundo. Uma obra experimental desconcertante e urgentemente obrigatória, mais atual do que nunca! Já em DVD pela Mares.

Manifesto (Idem). Alemanha/Austrália, 2015, 94 min. Drama. Colorido. Dirigido por Julian Rosefeldt. Distribuição: Mares Filmes

Nenhum comentário: