domingo, 18 de novembro de 2018

Resenha Especial


A loucura entre nós

Um olhar sensível sobre os corredores de um hospital psiquiátrico em Salvador (BA) onde os internos contam suas tristes histórias de abandono. O documentário dá voz especialmente às mulheres, que falam de seus desejos e das amarguras do passado, na tentativa de quebrar as barreiras entre o mundo real e a loucura.

Em 2016 a distribuidora Obras-primas do Cinema, especializada em resgatar filmes antigos, trouxe pela primeira vez um título lançamento do ano, que é este documentário “A loucura entre nós”, em parceria com a Água de Março Filmes. Imprescindível para quem trabalha ou estuda nas áreas de Psicologia e Psiquiatria, o doc brasileiro foi livremente inspirado no livro de mesmo título, de 2014, do psiquiatra Marcelo Veras, e ganhou prêmios em festivais independentes dentro e fora do país, além de ter integrado a seleção oficial de mostras europeias (como Portugal e França).
Marcou a estreia da cineasta baiana Fernanda Fontes Vareille num longa-metragem. A partir do livro de Veras, a diretora, com uma equipe reduzida de quatro profissionais, visitou por três anos o Hospital Juliano Moreira, em Salvador (BA), onde o psiquiatra e autor do livro foi médico. Por muito tempo intitulada “Hospício de Alyenados São João de Deus”, a instituição é uma das mais antigas do Brasil, hoje com 144 anos. No local, a cineasta colheu 300 horas de imagens e depoimentos de internos reduzindo o material para 1h16, com foco na fala das mulheres, que têm sonhos, desejos e lamentam a falta de carinho dos familiares. “A loucura entre nós”, um título paradoxal, vale destacar, humaniza os pacientes, abordando a luta antimanicomial, discutida amplamente no meio clínico, e comprova uma nova configuração da Saúde Mental a partir do final dos anos 90, que possibilita a reinserção dos “loucos” na sociedade. Este é um documentário oportuno, que quebra preconceitos e estigmas, que tenta responder incômodas questões sobre os limites da nossa sanidade e o que nos define como normais. Como complemento, no DVD há entrevistas na seção de extras e o premiado curta-metragem da diretora “Deixe-me viver” (2009), sobre os conflitos entre Israel e Palestina.

A loucura entre nós (Idem). Brasil, 2016, 76 min. Documentário. Colorido. Dirigido por Fernanda Fontes Vareille. Distribuição: Obras-Primas do Cinema


Nenhum comentário: