quarta-feira, 2 de março de 2011

Cine lançamento

.
Wall Street: O dinheiro nunca dorme

O ganancioso investidor Gordon Gekko (Michael Douglas) sai da prisão depois de cumprir longa pena por fraudes financeiras. Em liberdade, dedica-se a realizar palestras sobre riscos dos mercados e a vender seu livro sobre o mesmo tema. Certo dia, encontra-se com o jovem idealista Jake Moore (Shia LaBeouf), namorado da filha distanciada de Gekko, Winnie (Carey Mulligan). O rapaz é um novato operador, que procura manter bom relacionamento com os grandes investidores de Wall Street. Para crescer na carreira, recorre a Gekko, que, em troca, quer a reaproximação com a filha.

Em 1987 o cineasta Oliver Stone, realizador de bons filmes políticos norte-americanos, lançou sua ácida visão sobre o mundo dos negócios em Nova York, “Wall Street – Poder e cobiça”, que rendeu a Michael Douglas o Oscar de ator (e o Globo de Ouro também no mesmo ano). Ele interpretava (de forma convincente e, por vezes assustadora) um investidor sem escrúpulos, que ensinava a um jovem idealista (Charlie Sheen) os macetes da profissão. 23 anos depois, o diretor retomou o mesmo tema nessa séria continuação, mantendo o mesmo antagonista, Michael Douglas, que, nas filmagens, ano passado, já havia sido diagnosticado com câncer na garganta. As expectativas desta segunda parte se confirmam: o filme é bom, com uma história tão marcante quanto a do primeiro.
Começa com Gordon Gekko saindo da prisão, recolhendo seus objetos pessoais, e logo em seguida, já todo engravatado na frente de um numeroso público, ministrando palestra sobre negócios. No passado aplicadora uma das maiores fraudes no mercado financeiro (o personagem é baseado em duas figuras que realmente existiram nos EUA), e agora dá a volta por cima, reconhecido como uma sumidade na área. Em uma das palestras, é abordado pelo jovem Jake, fascinado pela ideias de Gekko; coincidência ou não, namora a filha dele, com quem Gordon não tem relacionamento algum. E com esse contato ocorre a “troca de favores”: o rapaz pretende a todo custo alcançar a fama nos negócios, enquanto o ex-investidor só quer a única filha por perto.
O drama cutuca as feridas abertas com a crise que afetou os EUA nos últimos três anos, em especial aquela no mercado imobiliário – Oliver Stone difere-se de tantos outros cineastas por ser um crítico feroz ao analisar a fundo o quadro político norte-americano, sempre com as típicas pitadas de cinismo e acidez.
Para ajudar, o trio central carrega a história: merecidamente, Michael Douglas foi indicado ao Globo de Ouro esse ano, e o casal formado por Shia LaBeouf e Carey Mulligan dão o peso ideal aos seus papéis.
Uma fita sólida, que desperta nosso olhar sobre o dia-a-dia nos negócios financeiros, que fica ainda melhor se você já conhece o filme original. Sequência de tirar o chapéu! Procure e conheça. Por Felipe Brida

Título original: Wall Street: Money never sleeps
País/Ano: EUA, 2010
Elenco: Michael Douglas, Shia LaBeouf, Carey Mulligan, Josh Brolin, Susan Sarandon, Frank Langella, Austin Pendleton, Eli Wallach, Sylvia Miles, Oliver Stone
Direção: Oliver Stone
Gênero: Drama
Duração: 133 min
Distribuição: Fox Filmes

Um comentário:

Anônimo disse...

Pretendo assistir nesse fim de semana...Gosto de histórias baseadas em fatos reais.Vale sempre tua dica,depois comento alguns desses filmes.Obrigada
Bj
Morgana Deccache